Trememos por várias razões

“Quando a vela chega ao fim, a chama começa a tremer, com medo da escuridão”. O tremor resulta de várias situações. Sua principal causa é o frio, condição que faz com que os músculos se contraiam …

últimas dessa coluna


03/10/17

Quando a bula do remédio adoece

A bula contém esclarecimentos técnicos do medicamento, sendo parte obrigatória da embalagem do produto. Ela fornece informações importantes sobre indicações, posologia, efeitos colaterais, entre …


26/09/17

Os pontos escuros que brilham na visão

Essa aura que antecede distúrbios diversos, esse brilho de luzes espocando nos olhos, em flashes contínuos e ofuscantes, são eles, os escotomas que transformam o globo ocular num planeta, em torno do …


19/09/17

Tsé-tsé, a mosca que faz dormir

Doenças costumam tirar o sono. Quando conseguimos adormecer é porque estamos melhorando. Todavia, nem sempre dorme aquele que encontrou a paz. Existe uma enfermidade grave, cujo sintoma principal é …


12/09/17

O temível nó nas tripas

Eu tinha oito anos de idade e, como toda criança, achava que a cantina era o melhor local da escola. Sempre com as finanças baixas, o dinheiro dava apenas para adquirir um refrigerante e um pão com …


15/08/17

Por que as infecções produzem pus?

Nojo é aquela sensação de repulsa que o ser humano sente diante de várias coisas, inclusive da própria cara quando aparece uma espinha purulenta, por exemplo. Pus é o resultado final da ação das …


13/07/16

Pressão alta e rins

https://www.youtube.com/watch?v=nofqiQFVS1k Você sabe qual a relação entre a pressão alta e problemas nos rins? Veja a história do Uederson. Ele conversou com o Doutor João.