X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Deputados do ES começam discussões sobre a prisão de Capitão Assumção

Anúncio foi feito pelo presidente Marcelo Santos, por meio de nota oficial


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Deputados do ES começam discussões sobre a prisão de Capitão Assumção
Assembleia Legislativa do Espírito Santo |  Foto: Tati Beling/Ales - 27/11/2018

Deputados do Espírito Santo serão informados nesta segunda-feira (04) sobre como será o rito processual envolvendo o parlamentar Capitão Assumção (PL). Ele está preso desde a última quinta-feira (28), por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes.

A decisão foi comunicada pelo presidente da Ales Marcelo Santos (Podemos).

Assumção está preso porque teria descumprido determinações aplicadas pelo STF. No dia seguinte, ele passou por audiência de custódia, mas a liberdade foi negada.

Por meio de nota, Marcelo Santos afirmou que passou "o final de semana dialogando constantemente com a Diretoria das Relações Institucionais, a Secretaria-Geral da Mesa e a Procuradoria-Geral" para discutir a situação do parlamentar.

"Como Presidente, fixei um rito procedimental que submeterei nesta segunda-feira (04.03), para a apreciação dos demais Deputados nos termos do art. 324 do Regimento Interno da ALES", afirmou.

Marcelo Santos destacou ainda que este tipo de julgamento é um "procedimento incomum na ALES e por não constar disciplinamento em nosso Regimento Interno, determinei em caráter de urgência que fosse apresentada sugestão de rito procedimental".

Imagem ilustrativa da imagem Deputados do ES começam discussões sobre a prisão de Capitão Assumção
Capitão Assumção está preso |  Foto: Lucas S. Costa/ Ales

Destes ritos, foram apontados "a celeridade que o caso requer tendo em vista a liberdade de locomoção do Deputado que está cerceada; o retorno da representatividade de parte da sociedade capixaba por meio do Deputado que se encontra preso; os direitos e garantias individuais do Deputado, notadamente ao contraditório e à ampla defesa; a necessidade de uma análise criteriosa da decisão do STF pelos demais Deputados, para que possam exercer plenamente sua competência constitucional; e, a independência necessária aos Deputados para exercerem com o zelo e a isenção inerentes a essa função atípica de “julgar” determinada pelas Constituições Federal e Estadual".

Marcelo Santos destacou ainda que o caso será analisado "à margem de qualquer viés ideológico ou partidário, mas objetivando, apenas, fazer cumprir as normas constitucionais e regimentais".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: