X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Como fazer?

Dicas para se livrar de ácaros e evitar alergias

Livrar-se de objetos que acumulam pó e fazer a higienização do ar-condicionado estão entre as medidas recomendadas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para se livrar de ácaros e evitar alergias
Larissa Grobério alerta que ambientes com janelas fechadas e menos incidência solar favorecem os ácaros |  Foto: Leone Iglesias / AT

Nada de ácaro em casa! Você sabia que esses animais microscópicos são capazes de causar alergias respiratórias, como asma e rinite, em indivíduos sensibilizados?

A alergista e imunologista Larissa Grobério Lopes Perim ressalta que a estação atual, de inverno, propicia o desenvolvimento desses seres, já que as janelas costumam ficar fechadas e há menos incidência de raios solares.

Leia mais sobre 'Como fazer?'

A médica explicou que o ácaro é um componente da poeira, mas também se prolifera em locais que acumulam restos de pele humana, como travesseiros, tapetes, cortinas e colchões. Sabendo disso, a pergunta é: como se livrar desse incômodo microrganismo?

Segundo a alergista, é importante evitar o excesso de objetos que acumulam poeira, como livros e decorações, além de retirar dos quartos tapetes, bichos de pelúcia e cortinas. Também é recomendado fazer a limpeza do filtro do ar-condicionado semanalmente, com água e sabão, assim como dos ventiladores.

“Evite varrer e espanar os móveis durante a limpeza, dando preferência ao uso de panos úmidos. Dessa forma, evita-se que os ácaros entrem em suspensão e sejam inalados, e também que se depositem sobre lençóis e fronhas limpos”.

Mário Teixeira Bossaneli, sócio-proprietário da BeCare - Soluções para Estofados e Tapetes, também deu sugestões: trocar lençóis e fronhas de travesseiros mais de uma vez por semana e usar capa no colchão.

“Use a função do ar-condicionado 'desumidificar' (os mais novos têm), para reduzir a umidade no quarto, atrapalhando o ciclo biológico do ácaro”, completou.

Ele ressaltou que os cuidados do dia a dia são complementares à limpeza e higienização profissional dos estofados, cortinas e tapetes.

Fique por dentro

Ácaros

São aracnídeos, animais microscópicos, capazes de causar, em indivíduos sensibilizados, alergias respiratórias, como asma e rinite, além de dermatite atópica e conjuntivite.

Poeira domiciliar é um acúmulo de matéria viva ou inerte, como fibras de tecido, restos de alimentos, fragmentos e fezes de baratas, pele humana e de animal, pólens, insetos, ácaros, bactérias e fungos.

Segundo a alergista e imunologista Larissa Grobério Lopes Perim, o ácaro é um componente da poeira, mas também se prolifera em objetos que acumulam restos de pele humana, como travesseiros, tapetes, cortinas e colchões.

Dicas de como se livrar de poeira e ácaro

Mantenha a casa arejada.

Evite espanar os móveis durante a limpeza, dando preferência ao uso de panos úmidos. Isso evita que os ácaros entrem em suspensão e sejam inalados, e também que se depositem sobre lençóis e fronhas limpos.

O uso de aspirador de pó com filtro hepa é recomendado.

Evite o excesso de objetos que acumulem poeira, como livros e decorações. Além disso, retire dos quartos tapetes, bichos de pelúcia e cortinas.

Se quiser manter bichos de pelúcia e tapetes, por exemplo, o ideal seria mantê-los fora do quarto de dormir. Para o primeiro, optar por higienizar em locais especializados semanalmente. Para o segundo, aspirar duas vezes por semana.

Faça a limpeza do filtro do ar-condicionado semanalmente, com água e sabão, assim como dos ventiladores.

Use a função do ar-condicionado “desumidificar” (os mais novos possuem) para reduzir a umidade no quarto, atrapalhando o ciclo biológico do ácaro.

Troque lençóis e fronhas de travesseiros mais de uma vez por semana.

Use capa no colchão.

Fonte: Larissa Grobério Lopes Perim Lopes, alergista e imunologista; Mário Teixeira Bossaneli, sócio proprietário da BeCare; e pesquisa AT.


Segredinho

Travesseiro

Não coloque o travesseiro no sol, pois isso não tira a umidade de dentro da espuma. Além disso, aumenta a temperadura no local, algo que o ácaro adora.

Troque de travesseiro uma vez por ano. Em dois anos de uso, estudos mais conservadores atestam que 10% do peso do travesseiro é composto por ácaros vivos, mortos e suas fezes.

Mário Teixeira Bossaneli, sócio-proprietário da BeCare, explicou que existem capas para colchões e travesseiros consideradas anti ácaro, por serem impermeáveis. No entanto, elas não duram para sempre e, em média, devem ser trocadas todo ano. Mesmo usando capa, a troca dos lençóis e fronhas duas vezes por semana continua tendo sua importância.

Dica extra

Fungos

Proliferam-se em ambientes úmidos, com pouca luz e restos de alimentos, principalmente células mortas da pele humana.

Dicas de como evitar

Quanto menos umidade, melhor. Também é importante deixar o ambiente com circulação de ar, com as janelas abertas.

Deixe o ambiente sempre limpo, sem restos de comidas, biscoitos e guloseimas, que podem cair em locais de difícil acesso para limpeza.

Em supermercados, existem acessórios que absorvem a umidade de guarda-roupas e quartos, e são de grande ajuda no combate ao mofo.

Fonte: Mário Teixeira Bossaneli Sócio proprietário da BeCare - Soluções para Estofados e Tapetes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: