X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Como fazer?

Passo a passo para montar uma horta em casa

Especialista diz que diferentes espécies podem ser semeadas, mas que todas devem ficar em local com luminosidade


Precisar de um tempero na hora de cozinhar e ir na própria horta colhê-lo, além de fazer bem à saúde, por ser livre de agrotóxicos, também faz bem ao bolso.

Cultivar uma horta em casa deixou de ser privilégio apenas de quem tem quintal. Até quem mora em apartamentos pode se beneficiar e ter alimentos frescos, com aromas marcantes, direto na panela. Não sabe como? Hoje A Tribuna te ensina como ter sua horta em casa.

O primeiro passo é encontrar um local com luminosidade, de acordo com a doutora em Microbiologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Cátia Aparecida Simon.

“As plantas necessitam de luz para realizar a fotossíntese, por isso é necessário colocá-las em um local que tenha pelo menos cinco horas de luminosidade. Simplificando, temos que cultivar a horta em um local de meia sombra”, explica.

Com o local identificado, Cátia destaca que é necessário identificar o tipo de horta que melhor se adequa ao apartamento.

“Identificado o tipo de horta e o local para realizar a instalação da horta, deverão ser adquiridos os recipientes, substrato (terra preparada), fertilizantes e as sementes”.

Mas o que cultivar, por exemplo, em um apartamento? Cátia dá a dica: “Podemos cultivar diferentes espécies dentro do apartamento. Temos opções de cultivar temperos e ervas como a hortelã, manjericão, salsinha, coentro, cebolinha, pequenos frutos como o morango e hortaliças como a alface e a rúcula”.

Em relação à frequência da rega, vai depender, de acordo com Cátia, da cultura semeada e também do tipo de substrato utilizado.

Imagem ilustrativa da imagem Passo a passo para montar uma horta em casa
Leonardo Valandro Zanetti cultiva tomates do tipo grape (doce) |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Verdadeira terapia em meio aos tomates

O terraço desocupado na casa de seus pais, em Vitória, deu ao policial militar Leonardo Valandro Zanetti, 38, a ideia de produzir uma plantação de tomates do tipo grape (doce).

Ele, que é doutor em Biologia, aplicou todo o conhecimento adquirido durante os longos anos de estudo para cultivar os tomates.

“Como trabalhava muito com nutrição de planta, vi que naquele espaço havia potencial para plantar os tomates. Falei com minha mãe para fazermos algo que desse prazer e dinheiro”.

Apesar do cuidado diário com os 265 pés de tomate, desde poda, colheita e comercialização, Leonardo vê na atividade uma terapia. “Todo mundo deveria tentar fazer uma horta. Estudos mostram que mexer com a terra gera sensação de prazer”.

Frequência de rega depende da cultura

Escolha o local

As plantas necessitam de luz para realizar a fotossíntese, por isso é necessário colocá-las em um local que tenha pelo menos cinco horas de luminosidade por dia.

Escolha o tipo

Com o local identificado, é necessário identificar o tipo de horta que melhor se adequa à casa ou apartamento.

Em apartamentos, por exemplo, entre as opções de cultivo há: temperos e ervas como a hortelã, manjericão, salsinha, coentro e cebolinha. pequenos frutos como o morango, e hortaliças como a alface e a rúcula.

Equipamentos

Identificado o tipo de horta e o local para realizar a instalação da horta, deverão ser adquiridos os recipientes, substrato (terra preparada), fertilizantes e as sementes.

Todos os materiais, inclusive as sementes para cultivo, são encontradas em lojas agropecuárias ou floriculturas.

Escolha o recipiente

O recipiente ideal é o que mais se adequada ao tipo da horta. Podem ser comprados recipientes pequenos como cano PVC, baldes, pneu, garrafa pet e outros.

Os vasos de polietileno são mais facéis e práticos de usar. Podem ser encontrados em diferentes tamanhos e já vêm com os furos no fundo para drenagem da água.

Como plantar?

Para encher os recipientes da horta pode ser utilizada terra ou utilizar substrato (tipo de terra preparada).

Após encher o recipiente da horta com substrato, é necessário semear as sementes de interesse. Devem ser colocadas até três sementes por vaso, com uma profundidade de até 1,5 ou 1 cm.

Poda

Quando as mudas apresentarem de três a quatro folhas definitivas, arrancam-se as plantas mais fracas e deixam-se as mais vigorosas.

Rega

A frequência da rega depende da cultura semeada e do tipo de substrato utilizado.

É válido ressaltar que existem culturas que não toleram o encharcamento de água, assim como existem culturas que não toleram a seca.

Segredinho

Irrigação

A irrigação na fase de semeadura e na fase de mudas deve ser realizada duas vezes ao dia, no amanhecer e no fim da tarde. Plantas jovens, uma vez ao dia, e as adultas de quatro a cinco vezes por semana.

Se o clima estiver muito quente, é ideal que a irrigação aconteça todos os dias. No momento da rega, é possível saber se ela já foi irrigada o suficiente quando começar a sair água no fundo do recipiente.

Não deixe a planta ficar murcha, se ela estiver murcha, é necessário adicionar água.

Atenção

Adicione ao fundo dos recipientes da horta pratinhos com areia para não acumular água nos recipientes e favorecer o mosquito da dengue.

Adubo

Para as plantas crescerem bem nutridas, devem ser utilizados adubos. Para a horta no apartamento, podem ser utilizados adubo ou composto orgânico e também fertilizantes. Adube sua horta em apartamento uma vez por mês.

Pragas

Os cuidados com o ataque de pragas e doenças também são necessários.

Para isso, pode ser realizado o uso de defensivos naturais como a calda bordalesa, calda sulfocálcica e até extrato vegetal de neem.

Uma dica barata e eficiente para conter pulgões e cochonilhas em casa é o uso de detergente neutro misturado com água.

Fonte: Doutora Cátia Aparecida Simon.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: