Aprenda a fazer uma receita de filé de tilápia grelhado com purê de batata-baroa
Além de saboroso, o prato é balanceado, pois o peixe tem baixo teor de gordura e é rico em nutrientes que fortalecem a imunidade
Escute essa reportagem

A culinária capixaba é conhecida pelas opções com peixes e frutos do mar. Um prato saboroso e prático é o filé de tilápia com purê de batata-baroa, que Naza Campos, chef do Quiosque Sombra da Tarde, ensina a preparar nesta edição do Como Fazer.
“O prato é o carro-chefe do estabelecimento, todo mundo que vem aqui experimenta. É um prato saboroso, simples de fazer e muito gostoso, porque traz frescor para quem degusta e é um alimento balanceado”, conta Naza.
Os filés de tilápia devem ser previamente temperados com uma mistura de limão e coentro triturado. Também é possível cozinhar o prato com uma tilápia inteira, afirma a chef.
“Se for comprar o peixe inteiro, fique de olho no aspecto da carne. A coloração deve estar rosada ou avermelhada. Isso indica que o peixe estava saudável no momento do abate. Além disso, os olhos não podem estar opacos”.
A carne da tilápia tem baixo teor de gordura e calorias e é rica em vitaminas como B12 e mineiras como selênio e fósforo, que fortalecem o sistema imunológico e a saúde dos ossos.
Já a batata-baroa deve estar com coloração amarelada, o que indica que está própria para o consumo, diz a chef Naza.
“Você descasca, corta em rodelas, cozinha em fogo alto por 10 minutos e bate no liquidificador. Depois, cozinha na mesma frigideira que fritar as tilápias. Fica simplesmente uma delícia, é impossível não gostar”.
O Quiosque Sombra da Tarde, de propriedade de Wisla Pelison, funciona de quarta a segunda, com exceção de sexta, das 9 horas às 17 horas, na Lagoa Grande, Barra do Jucu. O espaço conta com brinquedos e os clientes podem tomar banho de lagoa enquanto estiverem no quiosque.
Veja o passo a passo da receita com a Chef Naza Campos
Receita fácil, rápida e prática
Ingredientes

400g de Tilápia (2 filés de 200g).
400g de batata-baroa (4 unidades).
Quatro maços de coentro.
Quatro dentes de alho.
Três limões.
Cinco folhas de alface.
Um tomate.
Alho frito picado a gosto.
Sal a gosto.
Azeite.
Modo de preparo
Pegue um maço de coentro e triture com o suco de um limão inteiro espremido. Passe a mistura nos filés de tilápia e deixe descansando por cinco minutos.
Leve uma frigideira ao fogão, com fogo alto, jogue 15 ml de azeite e deixe esquentar bem. Quando já bem quente, posicione as peças de tilápia. Jogue uma pitada de sal em cada filé e deixe cada lado da peça fritar por um minuto.
Pegue quatro batatas-baroas, lave em água corrente, descasque e corte em rodelas de tamanho médio. Em seguida, cozinhe tudo em uma panela de água fervente por 10 minutos. Espete com um garfo para ver se a batata já amoleceu e está no ponto certo.
Após cozida, bata tudo em liquidificador, rapidamente, com um pouco de água quente.
Na mesma panela que a tilápia foi frita, jogue um fio de azeite, a mistura de limão com alho triturado e desepeje a batata-baroa batida.
Mexa com uma colher, jogue uma pitada de sal e alho frito picado.
Salpique mais um maço de coentro em cima do purê e jogue mais alho picado a gosto e mais um fio de azeite.
Após cozinhar por 10 minutos, despeje em uma tigela.
Lave cinco folhas grandes de alface, tempere com vinagre e coloque em um prato.
A tilápia virá por cima da hortaliça. Lave e pique um tomate e um limão, ambos em fatias médias, e distribua no prato.
Como servir
O prato serve duas pessoas adultas. Sirva a tilápia com salada junto do purê de batata-baroa, para aproveitar a combinação de sabores. A chef também indica saborear o prato bebendo um vinho à escolha, ou suco de limão.
+ Dica Extra
Arroz para quem gosta

Além do purê de batata-baroa, o prato pode ser servido com arroz fresquinho como alternativa de acompanhamento e até para complementá-lo.
“Pegue 100 gramas de arroz, lave em água corrente, cozinhe com o tempero de preferência, e sirva junto do prato. O arroz combina com tudo, e é um ótimo complemento para compor esse prato”, explicou a chef Naza Campos.
Para conservar a batata-baroa excedente, mantenha os tubérculos guardados à vácuo.
“A batata-baroa, ou mandioquinha, como é chamada, pode perder o sabor se guardada sem o devido cuidado. Tente comprar as batatas em uma embalagem a vácuo, ou embale dessa forma dentro de casa”, disse a chef do quiosque Sombra da Tarde.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários