Aprenda a fazer uma receita de Rosbife e creme de alho-poró
Chef ensina a preparar a carne de forma sofisticada. Prato leva farofa e palmito in natura cozido e selado na frigideira
Escute essa reportagem

Com as técnicas certas, alimentos simples do dia a dia podem se transformar em uma experiência gastronômica sofisticada. É o caso do rosbife com farofa e creme de alho-poró, que ganha elegância e sabor especial nas mãos da chef Michelly Costa Alves.
“O rosbife é algo simples e sempre fez parte dos eventos que preparo para a família. Um dia, pensei: 'por que não dar uma sofisticada?'. A farofa é algo que todo mundo gosta, então resolvi combinar os dois de uma forma especial”.
Após duas décadas atuando como fisioterapeuta, Michelly decidiu mudar de rumo e seguir uma paixão antiga: a gastronomia. “Eu costumo dizer que tinha um amor paralelo pela gastronomia”, explica Michelly. Mesmo enquanto trabalhava como fisioterapeuta, ela já se arriscava em eventos culinários informais para familiares e amigos.
A virada definitiva veio quando percebeu que era hora de viver uma nova experiência profissional. Hoje, ela realiza eventos intimistas com menus personalizados e pratos elaborados, sempre priorizando o cuidado com cada ingrediente.
“Não é só fazer um arroz com feijão e um bife. A gente pode transformar qualquer preparo simples em algo especial, com técnica e atenção. Até uma farofa pode ser diferenciada. A alta gastronomia é justamente esse cuidado com o alimento”, defende.
Para essa receita, a chef inicia os processos com a farofa. Em seguida faz um trabalho cuidadoso de tratamento da carne, que vai ao forno. Depois é hora do creme. Nesta receita a chef também acrescenta palmito pupunha in natura cozido e selado na frigideira.
O passo a passo segue detalhado na tabela abaixo, assim como os ingredientes utilizados.
Aprenda a preparar o prato
Farofa

50 g alho.
15 g manteiga.
100 g panko.
100 g nozes.
100 g castanha de caju.
Sal.
Modo de preparo

Em uma frigideira, dourar o alho na manteiga e em seguida acrescente a farinha panko (esta deve estar levemente processada para que não fique tão grossa). Em fogo baixo, deixe dourar, sempre mexendo.
Entre com as nozes e a castanha de caju (estes devem estar triturados. A textura ideal é semelhante à textura de areia da praia).
Ainda em fogo baixo, mexa sempre. Ao final do processo, acerte o sal da receita.
Rosbife

Filé mignon.
Pimenta -do-reino.
Sal.
Azeite.
Alecrim.
Modo de preparo
Tempere o filé com pimenta-do reino e sal. Em uma frigideira aquecida, sele todos os lados da carne.
Na frigideira, vire a peça, de modo que todas as superfícies tenham entrado em contato com o fundo da frigideira.
A hora de tirar do fogo é visual e vai depender do tamanho da peça e da potência do fogo, mas, no geral, no máximo 15 minutos.
Depois de selada, colocar a peça em uma travessa com uma cama de alecrim e levá-lo ao forno pré-aquecido a 180 graus.
Deixar por 15 minutos e em seguida desligar. Deixe o filé dentro do forno com a tampa entreaberta. Em seguida, retirar e deixar descansar por mais 15 minutos.
Na frigideira que o filé foi selado, com o fogo acesso, acrescentar pingos de água para soltar do fundo da panela.
Passar o filé novamente na frigideira sem ir para o fogo, apenas para utilizar o caldo que se formou, para este ajudar a grudar a farofa.
Creme de alho-poró
15 g manteiga.
50 g alho.
40 g cebola.
100 g parmesão.
1 L creme de leite fresco.
200 g alho-poró.
Sal.
Modo de preparo
Em uma panela, dourar o alho na manteiga e, em seguida, acrescentar a cebola picada, depois o alho-poró cortado em rodelas.
Acrescente água e tampe a panela até que ela evapore parcialmente. Em seguida, desligue o fogo. Após 10 minutos, acrescentar metade do creme de leite fresco. Bata a mistura em um mixer (um liquidificador também pode ser utilizado).
A mistura deve passar por uma peneira para um resultado mais refinado.
Acenda o fogo novamente. Acrescente o restante do creme de leite fresco, queijo parmesão ralado e sal. Ajustar o sal no final.
Palmito
Cozinhe o palmito pupunha in natura e sele na frigideira até que fique dourado.
Montagem
Em uma travessa, acrescentar a farofa já pronta e montar uma “cama”. Em seguida, acrescentar o filé e empaná-lo com a farofa. Cortar em rodelas da grossura de um dedo e servir.
No prato, o rosbife deve ser servido com a farofa, o creme de alho-poró e o palmito.
Segredinho
Caldo de carne
Na hora de preparar a carne, é comum retirarmos pedaços de gordura em excesso ou nervos. Mas se você costuma descartar essas aparas direto no lixo, é hora de repensar esse hábito.
A chef Michelly Costa Alves compartilhou uma dica valiosa com a reportagem de A Tribuna: em vez de jogar fora, congele essas sobras. Vá armazenando as aparas no congelador até juntar uma boa quantidade — depois, use tudo para preparar um caldo de carne caseiro, cheio de sabor.
Além de evitar o desperdício, essa é uma excelente alternativa aos caldos industrializados, com a vantagem de ser mais saudável e natural.
+ Dica Extra
Cuidado
Respeite o processo
O principal cuidado na cozinha deve ser com o preparo de cada alimento. Desde a escolha dos ingredientes até o modo de cortar, temperar e cozinhar, cada etapa interfere diretamente no resultado final.
Respeitar o tempo de selar o palmito pupunha na frigideira, de dourar a farofa ou até de preparar cuidadosamente a carne antes de ir ao forno, valoriza o sabor e garante uma experiência mais prazerosa à mesa.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários