X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Mudanças no Enem chegam a partir de 2027

Previsão tem relação com o Novo Ensino Médio, que, pendente de aprovação no Senado, teria o primeiro ciclo a partir de 2025


Imagem ilustrativa da imagem Mudanças no Enem chegam a partir de 2027
Prova do ENEM: exame pode sofrer mudanças a partir de 2027, quando o eventual Novo Ensino Médio, a ser implantado em 2025, completaria seu primeiro ciclo |  Foto: Reprodução/X

Caso o texto aprovado na Câmara Federal passe também pelo Senado ainda este ano, as mudanças para o ensino médio vão alterar também o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A previsão é de que a prova só tenha mudanças a partir de 2027, quando o novo modelo completar seu primeiro ciclo. Ou seja, quando os alunos que vão entrar no ensino médio em 2025 estiverem se formando, em 2027.

Leia mais sobre Educação

A mudança no Enem vai precisar ocorrer para ajustar a prova ao novo modelo de ensino médio. O texto, porém, ainda não define por quais alterações o Enem passará.

Há a perspectiva que ele seja definido com um dia de prova para avaliar a formação geral básica e outro para medir o conhecimento dos estudantes do itinerário escolhido, mas essa questão ainda será definida.

Segundo a ONG Todos Pela Educação, o texto aprovado, embora possa ser aprimorado, prevê que o processo seletivo para ingresso no ensino superior (como o Enem) considerará as competências e habilidades definidas na Base Nacional Comum Curricular e nas diretrizes nacionais de aprofundamento das áreas de conhecimento, os itinerários formativos.

O gerente de políticas educacionais da ONG, Ivan Gontijo, destacou que nesse ponto o texto pode ser aprimorado.

“O texto diz que deve ser 'assegurado ao estudante o direito de optar por uma das áreas de conhecimento, independentemente do itinerário formativo cursado no ensino médio. No entanto, acreditamos que definições técnicas a serem feitas sobre o formato da prova podem ser avaliadas”.

O vice-presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), Eduardo Costa Gomes, diz que mesmo que o Enem não faça parte do currículo do ensino médio, ele é influenciador.

“A medida que temos muitas escolas com o objetivo de formar o aluno para ir bem em provas como o Enem, isso influencia a forma com que os currículos são organizados. Dessa forma, a mudança do ensino médio precisa vir acompanhada da mudança do Enem”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: