Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

Auditores de Finanças são peça-chave para sucesso do Estado

Reconhecimento institucional valoriza carreira essencial ao equilíbrio das contas públicas

Paulo Sérgio Torres | 08/01/2026, 12:54 h | Atualizado em 08/01/2026, 12:54
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem Auditores de Finanças são peça-chave para sucesso do Estado
Paulo Sérgio Torres é contador e presidente da associação que representa os Auditores de Finanças do Espírito Santo |  Foto: Divulgação

Bons resultados na gestão das finanças públicas raramente são fruto do acaso ou da sorte. O alcance contínuo de índices positivos da economia, no setor público, é fruto de organização robusta, planejamento levado a sério e profissionais altamente especializados. Não por acaso, são essas características que marcam o trabalho dos Auditores de Finanças do Espírito Santo, servidores de carreira vinculados às Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e de Economia e Planejamento (SEP).

Até então denominados como Consultores do Tesouro Estadual, esses profissionais agora têm uma nova nomenclatura, que reflete uma identidade como servidores que atuam decisivamente para o equilíbrio das contas públicas do Espírito Santo.

Afinal, auditor, em sentido amplo, é todo aquele profissional especializado em finanças ou contabilidade e encarregado de examinar livros contábeis de uma organização e de emitir parecer sobre erros e correções necessárias dos dados, avaliando a veracidade do balanço geral.

E esse é o trabalho que os servidores já realizam, em benefício dos cidadãos capixabas. Com a nova nomenclatura, confirma-se uma identidade institucional na área fazendária do Estado, retratando melhor as atribuições desses profissionais. Essa mudança confere maior clareza quanto às atribuições técnicas e estratégicas exercidas e valoriza uma carreira que têm a excelência como a marca das suas entregas.

A conquista da nota A+, pela segunda vez consecutiva, é o destaque mais evidente desse trabalho, mas não o único. Passam pelas mãos dos Auditores de Finanças importantes conquistas, como o fôlego econômico advindo da organização contábil e fiscal do Espírito Santo, que permite ao Estado ser um dos que mais investem com recursos próprios no Brasil.

Além disso, os profissionais da área têm se preparado e ajudado não apenas o Estado, como o País a se preparar para as mudanças que entrarão em vigor em 2026. O pré-comitê gestor da Reforma Tributária, uma iniciativa conjuntos de estados e municípios visando a preparação para o novo conjunto de leis sobre arrecadação de impostos, também têm a marca da carreira dos Auditores de Finanças.

É evidente que nenhum grupo, isoladamente, pode requerer sozinho a responsabilidade pela estabilidade econômica do Espírito Santo. Porém, é inegável que o trabalho técnico dos Auditores de Finanças tem sido determinante para que o Espírito Santo siga trilhando um caminho de segurança e prosperidade.

Em um cenário nacional marcado por incertezas, o Estado avança porque conta com servidores comprometidos com a construção de políticas sustentáveis de longo prazo.

Reconhecer essa atuação é, acima de tudo, admitir que desenvolvimento econômico não acontece por acaso: ele é fruto de profissionais preparados e dedicados a garantir que cada decisão financeira do Estado contribua para um futuro melhor para todos os capixabas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre