Saldo é positivo para Vidigal
Confira a coluna desta quarta-feira (22)
O convite para o ex-prefeito da Serra ser o novo secretário de Estado de Desenvolvimento “caiu como uma luva”. No mercado político, muitos acreditam que Vidigal foi um dos maiores vitoriosos das eleições municipais do ano passado. Não disputou reeleição e foi capaz de encaminhar um sucessor.
Quando todos esperavam que o ex-prefeito ficaria afastado da política, como ele mesmo chegou a afirmar, o convite do governador, ao que parece, foi irrecusável. Vidigal terá uma pasta importante, deve rodar bastante o Estado e, de quebra, conseguirá se viabilizar para algum cargo nas eleições de 2026.
Nos bastidores, não aceitaria disputar cargo que não fosse de senador ou governador. A depender da militância do PDT, certamente Vidigal seria alçado ao governo, porém, o movimento de Casagrande em “liberar” Ricardo Ferraço (MDB) da secretaria é recado claro: o emedebista é de fato o plano A.
Equipe será dele?
Pergunta que ainda paira é se Sergio Vidigal terá liberdade para montar sua equipe dentro da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), ou se o quadro da pasta continuará vinculado ao vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Essas respostas, porém, devem surgir somente em fevereiro, quando Vidigal for nomeado como novo secretário.
Incógnita sobre PDT
Com a chegada de Vidigal, o PDT passa a ter três secretários no governo. Além do próprio ex-prefeito, Philipe Lemos (PDT), no Turismo; e Junior Abreu (PDT), na Casa Civil. Já faz com que partidos aliados sem espaço na gestão comecem a “torcer o nariz”. Podemos segue mirando uma grande secretaria, mas a distância para isso tem sido cada vez mais evidente.
Virou até brigadista!
Prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos) pegou seus seguidores de surpresa ao ser flagrado com roupa de brigadista. Isso porque ele mesmo estava combatendo focos de incêndio na restinga, causados pelo calor dos últimos dias. “Ajudando os bombeiros”, disse um seguidor.
Deve ser MDB
Após Marcus Vicente (PP) ter sido retirado da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a expectativa é de que ele se filie ao MDB.
Nos bastidores, a continuidade de Vicente no PP teria ficado insustentável, após o presidente estadual da sigla, Da Vitória, ter decidido indicar outro nome para a secretaria.
Em contrapartida, ele deve conseguir algum outro espaço no governo do Estado.
Reta final para eleição da Mesa Diretora
Deputados estaduais já estão ansiosos para saber qual vai ser a nova Mesa Diretora. Até agora, apesar de as conversas com determinados parlamentares terem se intensificado, ainda não houve o “papo geral” do governador Renato Casagrande (PSB) com os deputados. Faltando pouco mais de 10 dias, já é a reta final para a definição. Com o término das mudanças no 1º escalão, o governador deve focar nesse assunto nos próximos dias.
Galeria
Se anteciparam...
Quatorze vereadores de Vitória receberam ontem o presidente do Republicanos, Erick Musso, em seus gabinetes. Nem havia sido nomeado ainda e já o chamavam de “novo secretário de Governo”. Hoje, além de sair oficialmente a nomeação, ele vai visitar o restante dos parlamentares.
Acomodados, mas...
Após as polêmicas a respeito da falta de espaço físico adequado na Câmara de Vitória para os vereadores, sobretudo porque houve aumento de parlamentares, todos já estão acomodados. No entanto, alguns ainda reclamam, dizendo que está longe do ideal. Mudança de endereço da sede tem ganhado força internamente.
Diálogo está aberto
Presidentes estadual e de Vitória do Novo, Iuri Aguiar e Guilherme Daré, respectivamente, estiveram reunidos com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Demonstra que o partido Novo, apesar de estar fechado em Vitória com Pazolini (Rep), está aberto para diálogo.