Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Governo acelerando para valer

Confira a coluna desta terça-feira (21)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 21/01/2025, 14:04 h | Atualizado em 21/01/2025, 14:04

Imagem ilustrativa da imagem Governo acelerando para valer
Eduardo Maia

O mercado político capixaba foi pego ontem de surpresa quando o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou o ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) como novo secretário de Estado de Desenvolvimento, pasta ocupada até então pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).

A surpresa não se deu somente por Vidigal ser escolhido, já que oficialmente, a pretensão dele era, até dias atrás, voltar a atuar como médico — esse objetivo de Vidigal havia sido, inclusive, confirmado diversas vezes por pessoas de sua própria família, e por pedetistas da Serra. O que mais surpreendeu foi o tamanho da mudança já em janeiro. O próprio governador havia apontado que alterações no secretariado seriam pontuais e em secretarias menores, o que não tem se confirmado.

Nos bastidores, a “aceleração” do governo é uma resposta aos próprios movimentos recentes da política capixaba.

Cada vez mais Ricardo

Objetivo de Casagrande é fazer com que Ricardo se viabilize como candidato ao governo. Para isso, a partir de agora, o vice-governador estará “livre”, ainda mais perto de Casagrande. Ricardo começará, portanto, uma verdadeira maratona para ser de fato o escolhido. O aval já foi dado, mas a chegada de Vidigal também sugere que há um “plano B”.

Atendeu ao chamado

Foi no começo de 2024 que o então prefeito Vidigal admitiu que não seria candidato à reeleição. Queria descansar e cuidar de questões familiares. Entretanto, ao que parece, não foi possível recusar o convite de Casagrande, já que, menos de um mês após a Serra eleger o sucessor de Vidigal, o pedetista aceitou voltar ao jogo político. 2026 é logo ali...

Carnaval começa mais cedo

Prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), pelo que parece, já está pronto para o Carnaval do balneário capixaba. Esteve no último final de semana no meio das percurssões, se preparando para a festa carnavalesca. Aproveitou para cantar todas as marchinhas.

Definições

Pessoas próximas ao governador Renato Casagrande (PSB) afirmam que a possibilidade de ele escolher nesta semana um candidato para ser o próximo presidente da Assembleia é grande. Cabe lembrar que a eleição para a Mesa Diretora é no começo de fevereiro.

As conversas entre o governador e os deputados já têm se intensificado. Já esteve ontem, por exemplo, com o líder do governo na Assembleia, Dary Pagung (PSB).

Agricultura é alvo de partido no governo do Estado

O imbróglio envolvendo o espaço do Podemos no governo do Estado continua. O partido presidido pelo deputado federal Gilson Daniel, segundo interlocutores, tem mirado a Secretaria de Agricultura (Seag), uma das maiores da gestão de Casagrande (PSB). Nos bastidores, o acordo passaria pelo apoio integral do partido à candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo no ano que vem. A definição deve acontecer nas próximas semanas.

Galeria

Peregrinação na câmara

Presidente do Republicanos, Erick Musso, será nomeado secretário de Governo até sexta-feira, conforme Plenário antecipou sábado passado. Hoje, ele fará uma espécie de peregrinação nos gabinetes da Câmara, conversando individualmente com cada parlamentar. Braço direito do prefeito Pazolini (Rep), será uma das pontes entre Executivo e Legislativo.

Capixabas com Trump

Além do vereador de Vitória Dárcio Bracarense (PL) ter ido à posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conforme a coluna publicou, o deputado federal Messias Donato (Republicanos) também se fez presente na cerimônia.

Fiscalizou R$ 270 bilhões

Em 2024, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aumentou o número de sessões realizadas e o de processos julgados. No total, foram fiscalizados R$ 276 bilhões ao longo do ano. O levantamento é da Secretaria Geral das Sessões (SGS).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: