Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Casagrande perto de escolher favorito à presidência da Assembleia

Eleição da Mesa Diretora do Legislativo acontece no começo de fevereiro

Eduardo Maia | 20/01/2025, 15:20 h | Atualizado em 20/01/2025, 15:20

Imagem ilustrativa da imagem Casagrande perto de escolher favorito à presidência da Assembleia
Deputados durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa |  Foto: Assembleia Legislativa/ Ellen Campanharo

O governador Renato Casagrande (PSB) se aproxima cada vez mais de um aceno ao provável futuro presidente da Assembleia Legislativa. Segundo pessoas próximas do governador, a escolha dele pode acontecer ainda nesta semana. 

Apesar de as conversas entre o governo e alguns deputados já terem começado há algumas semanas, a partir desta segunda-feira (20) o governador vai intensificar os diálogos. Hoje, por exemplo, estiveram no Palácio Anchieta deputados como Marcelo Santos (União), Denninho Silva (União), Mazinho dos Anjos (PSDB), e Dary Pagung (PSB).

Oficialmente, a agenda dos deputados e de outras lideranças era sobre a assinatura do Termo de Fomento destinado à Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), que fará com que o Carnaval do Estado seja fortalecido. Nos bastidores, porém, o governador teria tratado com alguns dos parlamentares sobre a Mesa Diretora.

No páreo para a presidência estão o atual mandatário da Casa, Marcelo Santos, além do deputado Vandinho Leite (PSDB). Nos bastidores, Marcelo teria apoio da ampla maioria dos deputados, mas alguns governistas dizem que não se sabe até que ponto Marcelo toparia ficar envolvido ao projeto do lançamento da possível candidatura do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) no ano que vem. Vandinho, por sua vez, é entusiasta de Ricardo e um dos homens de confiança do vice-governador.

Isso, porém, tem sido negado pelos aliados de Marcelo, que dizem que a todo momento o atual presidente prometeu a Casagrande que estará no projeto do governo estadual em 2026, seja qual nome for o escolhido. Recentemente, em encontro com a imprensa, Marcelo já demonstrou certo distanciamento em suas escolhas relacionadas às eleições municipais, quando em Vitória, por exemplo, apoiou o prefeito reeleito Lorenzo Pazolini (Republicanos). 

Este ano, o governo tem tido influência mais direta no processo de escolha. Na última eleição da Mesa, por exemplo, o governador entrou no jogo no final do processo, além de ter sido um movimento de bastidor. Agora, desde dezembro o próprio Casagrande já vinha dizendo que o governo ia participar ativamente da discussão. Demonstra a importância que essa eleição tem, já que o grupo do governador vai precisar de uma gestão equilibrada na Assembleia, e que também seja parceria do Executivo.

Ainda não é possível cravar a quem Casagrande vai acenar, mas a possibilidade de Marcelo ser o escolhido tem crescido cada vez mais nos corredores da Assembleia. Resta saber se essa tendência não mudará nos próximos dias. Cenas dos próximos capítulos. 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: