Quer voltar à Medicina, mas...
Confira a coluna deste domingo (19)
Encontro entre o governador Renato Casagrande (PSB) e o ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) colocou uma pulga atrás da orelha de muita gente no mercado político capixaba. Oficialmente, pelo menos a princípio, não há possibilidade de Vidigal fazer parte do secretariado de Casagrande. Segundo pessoas próximas ao ex-prefeito, a vontade mesmo é voltar a atuar como médico ainda neste ano.
Isso não quer dizer, porém, que Vidigal estará longe da política. Os conselhos para o prefeito Weverson Meireles (PDT), que foi lançado pelo próprio Vidigal, têm sido constantes. Além disso, Vidigal tem se articulado em prol do grupo de Casagrande.
Nos últimos dias, conforme Plenário publicou, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) “acelerou” na questão de se colocar como possível candidato do grupo, mas Vidigal também já apontou que estará pronto para o que Casagrande pedir.
Timing chamou atenção
No começo do ano, a coluna publicou que Ricardo havia começado a se viabilizar cada vez mais como possibilidade de suceder Casagrande. Nos bastidores, tem chamado atenção a antecipação das discussões sobre o tema, já que as eleições acontecem somente em outubro do ano que vem. Demonstra a importância que o próximo pleito terá.
Apoio estaria garantido
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia se aproxima. Nos bastidores, deputados governistas acreditam que a escolha pela recondução de Marcelo Santos (União) não garantiria apoio a Ricardo ao governo em 2026, caso o emedebista seja o escolhido. Aliados de Marcelo desmentem: “O tempo todo ele diz que estará no projeto do governador”.
Se aventurou na banana boat
Deputado João Coser (PT) tem aproveitado o recesso da Assembleia Legislativa. Após descobrir que será avô, foi com a família para uma aventura nas águas: decidiu encarar o desafio de uma banana boat.
“Não encalhei! Mergulhei e depois voltei”, brincou o deputado Coser.
Ausência
Prefeitos de todo o Estado estiveram presentes no evento Pacto Pela Educação realizado pelo governo do Estado no Centro de Convenções de Vitória.
Da Grande Vitória, por exemplo, estiveram Weverson Meireles (PDT), prefeito da Serra; Cael Linhalis (PSB), vice de Vila Velha; e Shymenne de Castro (PSB), vice de Cariacica.
A exemplo de outros eventos, prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), embora convidado, não se fez presente.
Filha de senador começou a se movimentar
Uma das filhas do senador Magno Malta (PL) já parece ter começado sua corrida rumo às eleições do ano que vem. Cotada para disputar uma vaga na Câmara Federal, Maguinha (PL) tem publicado vídeos em suas redes sociais endereçados diretamente ao eleitorado conservador capixaba. Cabe lembrar que até pouco tempo atrás, as redes sociais dela eram fechadas. Nos bastidores, o desejo de Maguinha é seguir os passos do pai na política.
Galeria
Semana decisiva na Ales
Expectativa é de que essa semana seja decisiva para a escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia. Conforme Plenário antecipou, já há algum tempo o governador tem estado em contato com o presidente Marcelo Santos (União) e outros deputados. A partir de agora, começará a se reunir com mais parlamentares.
Semana decisiva na Ales II
Marcelo tem a preferência da ampla maioria dos seus colegas para a recondução. Deputados entendem que ele defendeu os interesses do parlamento quando foi preciso, como no episódio da prisão de Capitão Assumção (PL). Entretanto, a opinião do governador Renato Casagrande (PSB) terá influência direta na eleição.
Alinhado com comunicação
Presidente da Câmara de Linhares, Roninho Passos (Podemos), reuniu a imprensa de Linhares para um café da manhã de abertura da legislatura. Ideia da Casa é ficar mais próxima da imprensa e população.