Tendência de couro e bota na volta da moda cowboy!
Conhecido como moda western, o cowboycore resgata as referências de moda do velho oeste norte-americano, com pegada mais glamurosa
Escute essa reportagem
Couro, botas, chapéu, franja, bandanas no pescoço… Basta um olhar ao redor, nos grandes festivais de música, na cultura pop e nas festas, para constatar: o estilo “cowboy” está com tudo e já domina as passarelas e as produções de looks. Mas, afinal, o que a estética cowboycore?
O cowboycore, também conhecido como moda western, é uma tendência que resgata as referências de moda do velho oeste norte-americano, mas com uma pegada mais glamurosa: detalhes brilhantes, pedrarias, lantejoulas e strass não podem faltar nas produções.
A tendência foi fortalecida pelo sucesso do filme da Barbie, pelo novo álbum da Beyoncé e pelo desfile da Louis Vuitton na Semana de Moda Masculina de Paris, em janeiro deste ano. No Brasil, a cantora sertaneja Ana Castela é uma das precursoras do cowboycore na cultura musical.
O segredo para entrar nessa moda é identificar o próprio estilo pessoal e aplicar essa tendência de acordo com a identidade e personalidade, indica a designer de moda, Meirely Crulhe, 25 anos.
Jeans, jaquetas e coletes de couro, chapéu de cowboy e cintos com grandes fivelas são alguns dos elementos que podem compor os looks da estética cowboy, aponta a especialista.
“Somos ricos de influências étnicas, então isso se reflete em muita cor e em estampas! É a nossa cara. Esses elementos comunicam muito com a nossa cultura. No cowboycore, temos a liberdade de cores de brilhos”.
A gerente da loja Country Ville, Sheila Grijó, conta que o inverno é a oportunidade para arriscar na tendência.
“Temos os clientes que usam o ano todo, mas no inverno as pessoas têm a tendência de procurar mais esse estilo. Para aderir, não há segredo: basta apostar nos acessórios, bastante brilho e peças com franjas”.
As modelos Maria Alice Viana, 25, Ana Beatrice Piazzi, 21, Sarah Pratti, 17, e Gabrielly Marrani, 13, já estão atentas ao cowboycore que promete tomar conta dos looks de inverno.
“Adoro essa tendência! As combinações com o couro, o jeans e as botas - meu calçado preferido! - encaixam perfeitamente. No inverno, eu nunca deixo de usar as minhas botas, de cano alto e curto, com um jeans mais despojado e uma jaqueta de couro”, conta Ana.
Clássico e moderno
No retorno da moda cowboy, os elementos como o jeans, os chapéus e as fivelas chegam repaginados, com um toque contemporâneo e influenciado pela cultura pop.
Lenços e fivelas
Os lenços, as bandanas no pescoço e as grandes fivelas compõem um dos principais elementos da estética cowboycore. Em dias frios, bandanas são ótima opção para esquentar o pescoço.
Couro e strass
O couro é o principal elemento da cultura country. Na volta da moda cowboy, ele é protagonista e vem acompanhado de outros elementos, como pedrarias brilhantes conhecidas como “strass”.
Calça flare e franjas
Tendência inspirada nas calças boca de sino dos anos 70, a calça flare dá um toque retrô nos looks. Além disso, os coletes com franjas imprimem a imagem da cultura country.
Saiba mais
Estilo
O cowboycore é uma tendência que resgata as referências de moda do velho oeste norte americano, mas com uma pegada mais glamurosa. Agora, detalhes brilhantes, pedrarias, lantejoulas e strass não podem faltar nas produções.
O estilo virou uma febre nas redes sociais depois da estreia do filme Barbie, do novo álbum da Beyoncé e do desfile da Louis Vuitton na Semana de Moda Masculina de Paris, em janeiro deste ano.
No Brasil, a cantora Ana Castela é um dos principais ícones da moda cowboy. Nas produções para shows, a “boiadeira” abusa de elementos como as botas western, o couro, o strass, os chapéus e os looks jeans.
Com a aproximação do inverno, a expectativa é de que o estilo cowboy tome, de vez, as ruas e as produções de looks para as redes sociais.
Comentários