"Pretendo colocar prótese", diz jovem descobriu câncer e teve as pernas amputadas
Bianca Andrade descobriu leucemia após fazer exames admissionais
Escute essa reportagem
Bianca Andrade, de 25 anos, conta que precisou trancar o curso superior de Pedagogia para dar seguimento aos tratamentos, mas que pretende voltar a fazer o que ama assim que possível.
Em conversa com A Tribuna, ela contou que gosta muito de trabalhar com crianças e pretende ser professora do ensino infantil
A Tribuna- Quais são os planos daqui para frente?
Bianca Andrade- Além de fazer o uso do medicamento oral, por conta da leucemia, para evitar que ela volte, também estou fazendo fisioterapia, por causa da amputação. Vou manter a faculdade trancada pelo tempo que durar a fisioterapia.
Daqui para frente os planos são continuar fazendo o tratamento medicamentoso, que pode durar um ou dois anos, dependendo da minha evolução, e continuar fazendo a fisioterapia. Pretendo também colocar uma prótese.
Vou focar nisso. Com isso, vou poder voltar a andar quase que normalmente. Quero voltar a estudar e fazer o que amo. Gosto de trabalhar com crianças.
De quem foi a ideia de fazer a reforma na sua casa?
Quando eu estava internada, os meus amigos e familiares começaram a fazer essa vaquinha e um mutirão de pessoas para começar as reformas na minha casa. Eles entenderam quais seriam as minhas necessidades daqui em diante e, rapidamente, já começaram a nivelar o chão da casa.
O banheiro é pequeno, e como eu tenho que fazer tudo com a cadeira de rodas, tivemos que fazer um banheiro onde tinha uma escada. Quebrou essa escada e começou a fazer o banheiro ali, maior.
A vaquinha de agora é para fazer o acabamento do banheiro e terminar de nivelar os dois quartos, além de arrumar o beco que preciso usar sempre que saio ou que chego em casa.
Antes de descobrir a doença, você sentiu algum sintoma?
Nenhum. Eu não senti nenhum sintoma, o que é bem incomum, na verdade. Esse tipo de leucemia é mais comum na infância, em adultos ele é bem agressivo.
Como eu não estava sentindo sintoma nenhum, eu pensei que os resultados poderiam ter sido erro dos laboratórios que analisaram meu sangue. Mas então fiz o exame específico, que é o exame na medula óssea, onde foi constatado a leucemia linfoide aguda.
Fique por dentro
Anemia e fraqueza são sintomas
- O que é leucemia aguda?
Dividida em leucemia linfoblástica aguda (quando ela vem de células precursoras da medula óssea, que formariam os linfócitos no sangue) e leucemia mieloide aguda, (quando ela vem de outras células da medula e acabam se multiplicando e ocupando o espaço da medula óssea).
No caso da leucemia linfoblástica aguda, de 80% a 90% são de pacientes com menos de 18 anos.
- Mutações
Acontecem dentro da medula óssea, que fazem com que esses precursores de linfócitos, que são chamados de blastos, os linfoblastos, passam a se multiplicar de forma desgovernada.
Ao ocupar toda a medula óssea, eles impedem que ela fabrique as células normais.
- Sintomas
É comum o desenvolvimento de anemia, com sintomas como fraqueza, indisposição, sonolência, além de hematomas e sangramento na gengiva e no nariz.
Fonte: Douglas Covre, médico hematologista.
Comentários