Nova Beira-Mar vai ter mirante e passarela
Reforma e ampliação da ciclovia, construção de deques flutuantes e arquibancadas alagáveis também fazem parte do projeto
Escute essa reportagem
Foi lançado nesta quarta-feira (19) o edital de licitação para a obra de reurbanização da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, a Beira-Mar, que vai ganhar, entre outras mudanças, mirante e até passarela. Não há previsão para início das obras.
Segundo a Prefeitura de Vitória, a avenida passará por obras que vão garantir mais conforto e segurança a quem transita pela via.
As calçadas serão totalmente renovadas. Haverá reforma e ampliação das ciclovias, criando uma conexão contínua entre os trechos existentes, o que facilitará o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável.
Vai ser construída uma nova edificação para o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que oferecerá apoio e infraestrutura para atividades físicas na orla.
Uma das principais atrações será a construção de um novo mirante, próximo ao antigo atracadouro do Aquaviário de Vitória, na região da Ilha de Santa Maria.
“Este mirante oferecerá uma vista privilegiada da ilha, proporcionando um espaço de contemplação e lazer para moradores e turistas”, diz a prefeitura.
Haverá a ampliação de calçadas em determinados trechos, com a execução de passarelas que aumentarão a passagem de pedestres e permitirão a implantação de ciclovias.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que a obra transformará a avenida, deixando de ser um local de passagem para se tornar um ponto turístico da cidade. “A avenida Beira-Mar vai deixar de ser um ponto de passagem para se transformar num atrativo turístico do Espírito Santo”, disse Pazolini.
A obra incluirá um novo mobiliário urbano, deques flutuantes e arquibancadas alagáveis, valorizando o potencial marítimo da região. A extensão da orla será do Hortomercado, na Enseada do Suá, até o Porto de Vitória, no Centro, totalizando 4,25 quilômetros de extensão, com entrega prevista para daqui 720 dias.
O projeto está orçado em R$ 120 milhões e será financiado com recursos próprios da prefeitura, garantindo início, meio e fim das obras sem dependência de financiamentos externos.
“Desde o início, buscamos experiências fora do Brasil de locais e cidades que se voltaram para o mar e cujo potencial turístico gerou frutos para a sociedade. Posso citar a transformação urbana de Barcelona como uma inspiração, que se tornou uma cidade atraente, sustentável, turística e inovadora”, explicou o prefeito.
Inspiração urbana em Barcelona
Cidades voltadas para o mar
A prefeitura de Vitória buscou experiências em cidades voltadas para o mar e se inspirou na transformação urbana de Barcelona.
Prazo de entrega
A extensão da orla será do Hortomercado, na Enseada do Suá, até o Porto de Vitória, no Centro, totalizando 4,25 quilômetros de extensão.
O prazo de entrega está previsto para 720 dias.
Será construída uma nova edificação para o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que oferecerá apoio e infraestrutura para atividades físicas na orla.
Uma das principais atrações será a construção de um novo mirante na orla da Beira-Mar, próximo ao antigo atracadouro do Aquaviário de Vitória, na região da Ilha de Santa Maria.
Um mirante oferecerá uma vista privilegiada da ilha, proporcionando um espaço de contemplação e lazer para moradores e turistas.
Haverá a ampliação de calçadas em determinados trechos, com a execução de passarelas que aumentarão a passagem de pedestres e permitirão a implantação de ciclovias.
“Vitória de Frente”
Além da Beira-Mar, outras orlas da cidade estão sendo reurbanizadas, dentro do projeto macro “Vitória de Frente”, que inclui a orla de São Pedro, a orla de Andorinhas e o canal de Camburi.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários