Prefeitura assina contrato para projeto do Mergulhão de Camburi
Com a obra, velocidade no trecho da Dante Michelini vai passar de 2 km/h, parando em semáforos e retenções, para 33 km/h
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Mais um passo foi dado para a construção do Mergulhão de Camburi, em Vitória, com a assinatura do contrato para elaboração dos projetos, orçamentos e execução das obras.
O próximo passo é a assinatura da ordem de serviço, o que vai acontecer ainda nesta semana.
A expectativa é que as obras sejam iniciadas no final do segundo semestre deste ano e concluídas em dois anos, após a aprovação de todos os projetos, segundo o prefeito Lorenzo Pazolini.
“É a maior intervenção urbana do Espírito Santo, que vai beneficiar não só os moradores da Grande Vitória, mas todos que vem da região Norte para trabalhar, estudar, buscar atendimento médico ou fazer negócios. É um presente de Vitória para todos os capixabas”, afirmou o prefeito.
O secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin, destaca que a obra vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para zero a 10 segundos.
Não é só isso: a velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho - parando nos semáforos e enfrentando as retenções - hoje é de 2 km/h e vai passar para 33 km/h com os dois mergulhões.
Essa redução se justifica por vários motivos, sobretudo a retirada de cruzamentos e semáforos.
Ele ressalta ainda que a avenida Dante Michelini não terá elevados ou viadutos – se manterá no mesmo nível que é hoje –, o que permitirá que o visual seja mantido.
“As passagens serão subterrâneas, com área de circulação para pedestres e ciclistas. O calçadão de Camburi não será modificado”.
Ainda de acordo com ele, durante as fases da obra serão mantidas todas as faixas existentes.
O presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi, Bruno Malias, teme que aumente o fluxo de veículos na região e que os moradores enfrentem dificuldades para acessar a avenida Norte-Sul.
“É uma obra que impacta diretamente a vida do morador. Há moradores a favor, mas muitos são contra e a prefeitura não dialoga com a comunidade”.
Rebatendo essa declaração, o secretário disse que o município sempre manteve e mantém diálogo com os moradores e que o projeto foi apresentado à comunidade.
Sobre eventuais impactos para quem mora em Jardim Camburi, Gustavo Perin salienta que não há motivo de preocupação, uma vez que o projeto de mobilidade urbana contempla outros estudos, inclusive de intervenções para melhorar o acesso ao bairro.
Você sabia?
Pensando na mobilidade urbana, o município também tem estudos para melhorar os acessos a Jardim Camburi. Por exemplo, algumas barreiras New Jersey (gelo baiano) podem ser retiradas de algumas ruas que dão acesso à avenida Norte-Sul para melhorar a fluidez na região. Parte da rua Carlos Martins poderá ser transformada em uma via somente para saída do bairro. Já a entrada poderá ser remanejada para outra rua.
Projeções
Saiba mais
Consórcio
O Consórcio Mergulhão Norte Sul, vencedor da licitação pelo valor global de R$77, 5 milhões, será responsável pela elaboração dos projetos e execução das obras do Mergulhão da avenida Dante Michelini x avenida Norte Sul.
Cronograma
Após a assinatura da ordem de serviço, prevista para acontecer ainda nesta semana , o consórcio terá até sete meses para elaboração dos projetos básicos e executivos e estudos ambientais necessários para o licenciamento.
A expectativa é que o início das obras ocorra ainda no final do segundo semestre.
Quando deve ficar pronto?
A previsão é que as obras sejam executadas em dois anos, após a aprovação de todos os projetos.
Sentidos de circulação
A interseção proposta mantém todos sentidos de circulação existentes e introduz duas passagens inferiores (mergulhão 1 e mergulhão 2), que irão permitir o fluxo de veículos sem cruzamentos no mesmo nível da avenida Dante Michelini.
Cruzamentos
A passagem inferior 1 elimina o cruzamento do fluxo de veículos que vem da BR-101 (Bairro de Fátima - sentido Tubarão).
Já a passagem inferior 2 soluciona o cruzamento do fluxo de Jardim da Penha sentido BR-101.
Avenida Dante Michelini
Seguirá no mesmo nível em ambos os sentidos. As duas pistas que vão passar por baixo da Dante Michelini sairão da Norte-Sul, sentido Jardim Camburi-praia.
A outra será no sentido praia, com acesso pela Norte-Sul, para dentro do bairro.
Faixas de rolamento
Todas as pistas vão ter três faixas de rolamento, sendo três em cada sentido da avenida Dante Michelini.
Redução de tempo
O mergulhão vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para até 10 segundos.
Velocidade
A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho - parando nos semáforos e enfrentando as retenções - hoje é de 2 km/h e vai passar para 33km/h com os dois mergulhões.
Lençol freático
Para preservar a paisagem, o município optou pelo mergulhão e não por viadutos. Mas a obra é complexa: o terreno é arenoso, conta com lençol freático muito alto, o que demanda soluções de engenharia diversas e complexas, como rebaixamento do lençol com ponteiras filtrantes e a execução de estação de bombeamento para drenagem das águas pluviais.
Importante destacar que as pistas dos mergulhões estarão numa cota de cerca de seis metros abaixo do nível atual da Dante Michelini.
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