Pão é um vilão na dieta? Conheça mitos e verdades sobre o alimento
Pão pode fazer parte de uma alimentação equilibrada se consumido com moderação e qualidade

Atravessando gerações, o pão acompanha a cultura alimentar de muitos brasileiros. No entanto, ainda existem muitas dúvidas e mitos relacionados aos malefícios e benefícios desse alimento para a saúde.
Mas, afinal, o pão é mesmo um vilão? O médico pós-graduado em Nutrologia Danilo Almeida aponta que o pão não é um vilão se consumido corretamente.
“Ele é uma fonte importante de carboidrato, que é o principal combustível energético do corpo. O problema não está no pão em si, mas na quantidade, na qualidade dos ingredientes e no contexto alimentar”.
O médico também destaca que o pão contribui para o bem-estar e pode ser uma fonte de energia.
“É uma boa fonte de carboidratos e, dependendo da receita, pode fornecer fibras, vitaminas e minerais. Em uma alimentação equilibrada, o pão contribui para o bem-estar e para a manutenção da energia no dia a dia.
No entanto, a nutricionista Tatiana Ribeiro alerta que em algumas situações o alimento pode trazer riscos à saúde. “No caso de uma pessoa com doença celíaca, por exemplo, ou com doença inflamatória, pode aumentar a inflamação. No caso de uma pessoa diabética, se comer em excesso, ele pode apresentar perigo”.
Além disso, ela explica que o uso de aditivos no pão pode apresentar perigos e orienta quais as melhores opções de pão.
“Pães de fermentação natural, que é a fermentação lenta, são de mais fácil digestão. Os pães integrais, com fibra, são opções mais interessantes porque são mais saudáveis, causam mais saciedade e fazem bem a microbiota intestinal”, ressalta.
Fique por dentro
Inflamação em pessoa saudável é mito
Pão inflama o corpo
Mito. Não há evidências científicas de que isso aconteça em pessoas saudáveis. O que pode provocar sintomas inflamatórios é a intolerância individual.
Torrar pão elimina o glúten
Mito. O glúten é uma proteína do trigo que se mantém estável ao calor, ou seja, não é destruída quando o pão é tostado.
Pão de forma é ultraprocessado
Verdade. O pão de forma industrializado é um ultraprocessado, o que não significa que ele seja automaticamente nocivo, mas exige atenção, devido aos aditivos que, se consumidos sempre, podem ser prejudiciais.
A fermentação natural deixa o pão mais saudável
Verdade. Ao fermentar lentamente, os microorganismos da massa-mãe pré-digerem parte do glúten e dos açúcares, tornando o pão mais leve e de menor índice glicêmico.
É ruim comer pão todos os dias
Mito. O problema está na repetição e na falta de variedade alimentar. O segredo é a diversidade de fontes e o equilíbrio calórico.
Comer pão provoca inchaço
Parcialmente verdade. Algumas pessoas relatam desconforto, gases e inchaço após o consumo de pão, o que leva à crença de que ele é sempre mal tolerado.
Comer pão à noite engorda
Mito. O corpo não “acumula gordura” de forma diferente conforme o horário da refeição. O metabolismo continua ativo, mesmo à noite.
Congelar e reaquecer o pão o torna mais saudável
Parcialmente verdade. Isso ocorre porque o processo transforma parte do amido em amido resistente, que age como fibra. É uma boa opção para quem quer controlar o índice glicêmico sem tirar o pão.
Pão integral é mais saudável que o pão francês?
Parcialmente verdade. O pão integral contém mais fibras, vitaminas e minerais, favorecendo a saciedade e o controle da glicemia. É ideal sempre verificar se o primeiro ingrediente é a “farinha integral”.
Pão aumenta os níveis de açúcar no sangue
Verdade. Depende do tipo e do acompanhamento. Por ser fonte de carboidrato, o pão naturalmente eleva a glicose, mas não significa que seja prejudicial.
Saiba Mais
Locais de distribuição
Serviço
- Quando: Sábado (18), das 8 horas às 12 horas.
- O quê: Troca de garrafa pet, óleo de cozinha e tampinhas por pão;
- Realização: Sindipães e Aipães.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários