2 mil alunos participam de encontro de robótica em Vitória
Maior do ramo na América Latina, o Robótica 2025 conta com competições, workshops, concursos e apresentações

Começou o maior evento de robótica da América Latina, o Robótica 2025, que este ano está sendo sediado, pela primeira vez, no Espírito Santo.
Pelo menos 2 mil alunos participam do encontro, realizado na Cidade da Inovação - Ifes, em Vitória, prometendo unir inovação, tecnologia, Inteligência Artificial e robótica em um só espaço.
O evento, que fica aberto ao público até o próximo domingo (19), é promovido pela associação civil sem fins lucrativos RoboCup Brasil em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O Robótica 2025 reúne estudantes do ensino fundamental ao superior, bem como profissionais de todas as regiões do Brasil, para apresentar seus projetos e competir na Mostra Nacional de Robótica, na Competição Brasileira de Robótica e na Olimpíada Brasileira de Robótica.
Garantindo um lugar na Competição Mundial de Robótica, que acontece na Coreia do Sul, a Olimpíada Brasileira de Robótica reúne 154 equipes que se classificaram na etapa regional para disputar em duas modalidades: robótica artística e robótica de resgate.
Segundo Carmen Faria Santos, coordenadora local do evento e professora aposentada, o Robótica é uma grande oportunidade para que estudantes e profissionais se conheçam e se relacionem.
Ela também afirmou que, hoje, o maior obstáculo para o desenvolvimento da robótica é a falta de investimentos, e não de talentos. Ela destaca que o evento incentiva alunos do ensino fundamental e médio a ingressarem no ensino superior.
“Essa integração entre a educação básica e os universitários motiva esses meninos a irem para a academia. Então, desde cedo eles já começam a vislumbrar uma oportunidade de chegar lá, saber que ele pode, se ele quiser ele vai”.
Também estão presentes empresas parceiras, que são chaves para parcerias para o incentivo, muitas vezes financeiro, dos projetos apresentados, gerando oportunidades.
“A gente tem a Petrobras, a Vale, a Suzano. Eles têm interesse nesse perfil. A gente aqui dentro acaba virando uma grande oportunidade para todo mundo”.
Além das competições, o evento traz como atrações o Simpósio Brasileiro de Robótica, Workshop de Robótica Educacional e Concurso de Teses e Dissertações. Os trabalhos concorrem a premiações e bolsas de iniciação científica Junior.
Alguns projetos do Robótica 2025
Caramelo e Serjão
Estudantes do curso de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás e pesquisadores do Centro de Excelência em Inteligência Artificial apresentam o robô humanoide Serjão, com formato humano, e o quadrúpede Caramelo, em forma de cachorro.
A pesquisadora e estudante Lívia Maria Rocha explicou que os robôs – que custam entre R$ 80 e R$ 330 mil – recebem uma aplicação de Inteligência Artificial para realizarem tarefas em locais de difícil acesso ou no setor agrônomo, no caso do quadrúpede. Já o humanoide é utilizado para estudos ou tarefas de acessibilidades.

Robô de garimpo
Arthur da Silva Alves, de 11 anos, é aluno do Colégio Stocco, em Santo André, São Paulo. O estudante desenvolveu um robô dedicado a substituir o trabalho de seres humanos em locais de perigo em minas.
“Ele pesquisou e descobriu que muita gente no mundo trabalha com isso e sofre acidente. Então pensou: 'por que não colocar os robôs nesse ambiente de risco, ao invés de colocar o ser humano em uma situação dessas'”, disse o pai de Arthur, Luís Gustavo Alves, que é professor de robótica.

Escola automatizada e mais acessível
Os estudantes Carlos Daniel Ferreira e Flavio Vinicius Alves, do ensino médio integrado com Técnico em Informática da escola Alzira Ramos, em Cariacica, apresentam um projeto, já introduzido na escola deles, que une informática e robótica para automatizar a escola de forma que a torne mais acessível e inclusiva.
“A nossa ideia é incluir o máximo possível e deixar as pessoas que, obviamente dependem de alguém, o mais independente possíveis no ambiente escolar”, explicou Carlos Daniel Ferreira, mostrando o projeto feito na escola.

Saiba Mais sobre o Robótica 2025
Robótica 2025
Serviço
QUANDO: Até sábado (18) das 9h às 20h, e no domingo (19), das 9h às 12h.
ONDE: Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Av. Anísio Fernandes Coelho, 1260, Jardim da Penha, Vitória.
ENTRADA: Gratuita
INSCRIÇÕES: Esgotadas.
Competições
Competição Brasileira de Robótica petrobras: Destinada a pesquisadores, estudantes do ensino superior, médio e fundamental, que devem concluir desafios relacionados à realização de tarefas cotidianas com robôs autônomos de roda ou humanoides.
Mostra Nacional de Robótica: Com 40 projetos selecionados, dentre os mais de 200 mil inscritos, apresenta trabalhos de alunos do fundamental ao superior.
Olimpíada Brasileira de Robótica: Com 154 equipes de estudantes do ensino fundamental e médio, desafia os competidores a montar e programar robôs capazes de resgatar vítimas em ambiente simulado.
Atrações
Simpósio Brasileiro de Robótica.
Workshop Robótica Educacional.
Concurso de Teses e Dissertações em Robótica.
Participantes
Mais de 500 instituições de todo o Brasil e de outros países. Mais de 2 mil pesquisadores e estudantes devem participar das competições.
Premiações
Os vencedores das competições ganham medalha.
Os trabalhos concorrem a premiações e bolsas de iniciação científica Junior CNPQ/MNR.
Os três finalistas da Olimpíada Brasileira de Robótica ganham um lugar no mundial de robótica que acontece na Coreia do Sul.
Fonte: Organização do evento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários