33 mil multas por avançar sinal vermelho só este ano no Espírito Santo
Infração, considerada gravíssima, teve um aumento de 40% nos flagrantes quando comparada ao mesmo período do ano passado

Mais de 33 mil infrações por avanço de sinal vermelho foram registradas entre janeiro e agosto deste ano no Estado, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). O número é cerca de 40% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Esse tipo de infração, geralmente, é cometida por “oportunidade, ou seja, quando o condutor infrator percebe que não há nenhum agente de trânsito, ou fiscalização eletrônica à vista, e avança o sinal”, afirma o primeiro-tenente do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Lucas Gabriel Lourenço.
A maior parte dos registros acontece no período noturno e, geralmente, em vias que passam dentro de bairros. “É incomum a presença de policiais próximos a semáforos durante a noite, pois os agentes estão atendendo a chamados, e dentro de bairros as pessoas se sentem mais ‘seguras’ para infringir a lei”.
Avançar o sinal vermelho, ou o de parada obrigatória, exceto onde houver sinalização que permite conversão à direita, é multa gravíssima, com penalidade de multa e de sete pontos na CNH, de acordo com o artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A prática é arriscada e infringe regras de segurança, destaca o capitão Anthony Moraes, representante do Observatório Nacional de Segurança Viária.
“Condutores que avançam o sinal vermelho, seja por pressa ou razão banal, minimizam os riscos dessa conduta. São condutores que valorizam mais as próprias necessidades, e não pensam na segurança das outras pessoas”.
Jederson Lobato, gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran-ES, destaca o aumento de motoristas avançando o sinal vermelho.
“Em comparação com o mesmo período de 2024, tivemos cerca de sete mil infrações a mais flagradas por fiscalização eletrônica, e mais de duas mil a mais constatadas por agentes de trânsito”, declarou.
A prática de avançar sinal vermelho, se cometida junto de outras infrações, pode até resultar em crime de trânsito. “Caso o motorista avance um semáforo vermelho, atropele e mate um pedestre que atravessava uma faixa de trânsito, ele pode sofrer ação penal por crime de trânsito. Outra situação frequentemente flagrada é o avanço do sinal vermelho com excesso de velocidade”.
Fique por dentro
Fiscalização eletrônica e presencial
Infração gravíssima
R$ 293,47 é o valor da multa prevista no artigo 208 da CTB.
Mais que o total de 2024
33.615 infrações do gênero foram registradas entre janeiro e agosto deste ano. Em todo o decorrer de 2024, 33.255 infrações foram flagradas.
Aumento acentuado
23.986 infrações por avançar sinal vermelho ou sinalização de parada obrigatória foram flagradas entre janeiro e agosto de 2024. A quantidade registrada no mesmo período deste ano é 40% maior.
Fiscalização eletrônica
24.440 condutores foram flagrados cometendo a infração por fiscalização eletrônica até agosto de 2025. No mesmo período do último ano, foram registradas 17.178 infrações do tipo, indicando aumento de mais de 42%.
Flagrante presencial
Outros 8.258 motoristas receberam auto de infração por agentes de trânsito, policiais militares ou guardas municipais entre janeiro de agosto deste ano. Em 2024, no mesmo trecho, 5.851 autos de infração do mesmo tipo foram lavrados, apontando para aumento de mais de 41%.
Como acionar o BPTran
Disque 190 para chamar o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) caso se depare com veículo cometendo infração. Detalhes do carro e também do condutor são essenciais.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários