Padarias do ES vão distribuir 50 mil pães no sábado
No Dia Mundial do Pão, comemorado sábado (18), estabelecimentos promovem ação de troca do produto por materiais recicláveis

No sábado (18), em celebração ao Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais antigos do mundo e que está presente na mesa de muitos brasileiros, padarias da Grande Vitória e das regiões Serrana e Noroeste do Estado vão distribuir 50 mil pães.
A ação, promovida pelo Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães), pretende trocar garrafas PET, óleo de cozinha usado e tampinhas plásticas por pães doces.
Ricardo Augusto Pinto, presidente do Sindipães, contou que a campanha começou há 20 anos, com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios e destinação correta de materiais reutilizáveis e incentivar ações sociais por meio do pão, muitas vezes utilizado como símbolo de combate à fome.
“É realmente uma conscientização pelo meio ambiente, de dar o destino certo e uma maneira real da gente fazer a nossa panificação, fazer o seu papel social também. E de levar um alimento tão importante para a população, que é o pão, mostrando que a padaria faz parte do dia a dia, faz parte de todos os bairros, da sociedade”.
O presidente da Sindipães estima que cerca de 200 pessoas voluntárias estejam envolvidas nos pontos de coleta.
Coleta
Os pontos de coleta estarão em Vitória, Vila Velha, Serra, Ecoporanga, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha e Nova Venécia. A coleta funcionará da seguinte forma: a cada duas PETs, leva-se um pão; cada litro de óleo equivale a dois pães e a cada 10 tampinhas plásticas ganha-se um pão.
Os materiais coletados serão destinados s associações de catadores, à Biomarca e aos projetos Tampinhas do Bem e Mãos Estendidas.
Ainda de acordo com Ricardo Augusto, a campanha também valoriza a categoria panificadora, que está presente no cotidiano brasileiro.
“A gente é muito próximo da sociedade, muito próximo à convivência dentro do bairro. Inclusive, as padarias foram um dos únicos comércios, a única atividade, que não fechou na pandemia”.
Popular

Dono da padaria Le Trigalle há 33 anos, João Freire confirma a popularidade do alimento e destaca que o pão é saudável e amado pelos brasileiros.
“O pão talvez seja um dos alimentos mais seculares que existem. Ele faz a primeira refeição, o café da manhã. É um produto saudável, que caiu no gosto da população. Nós realmente gostamos, temos muita preferência pelo pãozinho”.
Pontos de Coleta
Santa Leopoldina – Rua Presidente Vargas, 1522, Centro.
São Gabriel da Palha – Praça Aurélio Bastianello, na av. Presidente Castelo Branco.
Ecoporanga – Avenida Milton Motta, Centro, em frente à Padaria Ebenézer.
Vitória – Praça Dom João Batista, em São Pedro 1.
Serra – Avenida Braúna, 1084, em frente à Drogasil, em Colina de Laranjeiras.
Nova Venécia – Praça Adélio Lubiana, bairro Beira-Rio.
Vila Velha – Praça de Coqueiral, na av. Santa Leopoldina, 1110; Praça de Jardim Colorado, na rua Cravo; Rua São José, Bairro Dom João Batista (em frente à Quadra de Esporte) Praça Deus Pai, em Cobilândia, e Praça Zelinda Regina, em Barramares.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários