Operação Escape Zero intensifica combate a motos barulhentas na Serra
Ações da operação são realizadas na cidade contra escapamentos adulterados, que têm incomodado moradores
Escute essa reportagem

Um choque de ordem tem se estabelecido para combater o barulho de motocicletas com escapamentos adulterados na Serra. O problema tem tirado o sossego da população em diversas regiões do município. Denúncias levaram a administração da cidade à Operação Escape Zero.
Na última semana, cinco condutores foram flagrados com escapamento irregular e vão responder por perturbação do sossego, infração que também configura crime.
A blitz contou com o apoio do Detran-ES, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Delegacia de Delitos de Trânsito, da Polícia Civil. No total, 181 veículos foram abordados — sendo 167 motocicletas — com 55 Autos de Infração de Trânsito (AITs) emitidos por diferentes motivos.
“Essas motos com escapamento alterado têm provocado perturbação de tranquilidade. A população reclama muito, e nós não vamos permitir que pessoas que cometem crime perturbem o sossego da nossa cidade”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno.
Além das infrações relacionadas a escapamento, a operação realiza testes de bafômetro e toxicológico. “Algumas dessas motos, inclusive, que nós apreendemos, tinham um dispositivo para levantar a placa e burlar as câmeras. Essa é uma forma de adulteração de placa de veículo que pode incorrer em outro crime”, frisou.
Essa foi a terceira ação feita em pouco mais de um mês. As ações anteriores da Operação Escape Zero ocorreram nos dias 13 e 28 de junho. Segundo Gracimeri, as fiscalizações continuarão e podem ocorrer, inclusive, de madrugada.
“Esses 'rolês' barulhentos acontecem, geralmente, entre meia-noite e duas da manhã. Se a fiscalização precisar acontecer de madrugada, vai acontecer de madrugada”, reforçou.
Além das blitze, a operação agora investiga grupos organizados que marcam encontros para fazer barulho durante a noite. “Começamos a receber denúncias de grupos organizados. Isso ampliou nossa atuação para além da fiscalização: agora também investigamos essas pessoas”, explicou.
A Operação Escape Zero segue sem prazo para terminar. “A gente vai continuar agindo com rigor para devolver a tranquilidade à população. Esse tipo de infração não será mais tolerado na nossa cidade”, finalizou a secretária.
Prefeitura estuda criar faixa exclusiva para motociclistas
A Serra pode ganhar faixas exclusivas para motos. A proposta da faixa azul, que vem sendo defendida por motociclistas, foi noticiada por A Tribuna em fevereiro deste ano, quando já se falava que a Serra poderia ser a escolhida para dar início à implantação da faixa.
A prefeitura revelou que o estudo ainda está em desenvolvimento e que tem como objetivo analisar a implementação em trechos do município, que podem ser beneficiados com a mudança.
O criador e coordenador do Fórum Permanente Estadual, Wilson Fly, explicou que a faixa azul vem sendo defendida pelo grupo – criado há três anos, com o objetivo de discutir medidas para melhorar a segurança dos motociclistas. A proposta defendida é inspirada no modelo implantado em São Paulo e tem como objetivo organizar o trânsito e reduzir colisões.
Wilson, que também é coordenador estadual do motoclube Bodes do Asfalto, explicou que a faixa azul fica entre as duas faixas, em locais onde há somente duas; quando há três, a localização é entre a faixa mais à esquerda e a central. Ele esclarece ainda que seriam necessários apenas 30 centímetros de cada faixa para a criação do espaço exclusivo.
“Para a criação dessa faixa, não seria necessária a extinção de nenhuma, apenas ajustes. É importante que o motociclista tenha essa referência para saber onde exatamente deve ficar. Com essa implantação, serão necessárias ainda ações de educação”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários