X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jovens abrem mão de redes sociais e pratos preferidos

Serão 40 dias com o desafio de não fazer coisas que gostam durante a Quaresma, preparação para a Páscoa


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jovens abrem mão de redes sociais e pratos preferidos
Júlia de Paula Cremasco se propôs a ficar sem redes sociais e sem refrigerantes durante o tempo da Quaresma |  Foto: Leone Iglesias/ AT

É tempo de Quaresma! Período de preparação para a Páscoa, tradicional celebração cristã em memória à ressurreição de Jesus Cristo, ela teve início na quarta-feira passada e tem duração de 40 dias.

Ao longo dessa fase, para ficarem mais próximos de Deus e fortificarem a fé, os fiéis oram, refletem e também praticam a caridade, o jejum e a abstinência.

A curiosidade que fica é: o que eles estariam deixando de fora da rotina para fortalecerem o propósito religioso? Em entrevista para A Tribuna, jovens católicos contaram que estão cortando lazer e alimentos que gostam.

A estudante de Psicologia Júlia de Paula Cremasco, de 18 anos, por exemplo, afirmou que se propôs a ficar sem redes sociais e sem refrigerantes.

“Como católica, eu aceito com totalidade o que a igreja me pede e ensina, portanto, para mim, abnegar a mim mesma, aos meus caprichos e vontades, é um ato de amor a Jesus. Dessa forma, como o beato Carlo Acutis nos diz, o meu projeto de vida é estar unida a Jesus, e não há maneira melhor de se unir a ele senão pela cruz, pelas mortificações”, explicou.

“Não é pesado abrir mão dessas coisas tão pequenas como um doce, refrigerante, ar-condicionado, comida com menos tempero, se por meio disso, atrelado à vida sacramental ativa, eu me santifico”, completou.

Imagem ilustrativa da imagem Jovens abrem mão de redes sociais e pratos preferidos
Durante a Quaresma, o vendedor Kayque Terra da Silva, de 29 anos, se propôs a ficar sem uma refeição durante o dia e na sexta-feira não consumir carne. “A decisão é baseada na minha fé, e no que esse tempo representa para nós, católicos. Com toda certeza é muito importante vivenciarmos o período, que nos fortalece ainda mais no caminho e na presença do nosso Deus”, ressaltou Kayque. Ele disse que participa dessa preparação todos os anos, com muita reflexão e oração. |  Foto: Acervo pessoal

Ir à missa diariamente e visitar o Santíssimo sempre que possível também fazem parte do compromisso de Júlia, que desde os 14 anos se preocupa em “viver bem” a Quaresma.

A estudante Ana Lara de Souza, 18, é outra jovem que está se dedicando ao período, abstendo-se de comer doces e tomar sucos.

“Essa é uma época em que devemos nos unir mais a Cristo e lembrar com mais intensidade a Paixão do Senhor e tudo aquilo que ele passou por amor a nós! Por isso faço um esforço durante esse tempo: para que eu possa estar mais perto de Jesus por meio do meu 'sacrifício'. Acho que estabelecer uma penitência para esse momento é fundamental!”, ressaltou.

O padre Gudialace Oliveira comentou que o número de jovens que vivem a preparação da Quaresma tem aumentado.

“Estamos percebendo um movimento juvenil muito forte de retomada das tradições da igreja e de todas as orientações que a igreja nos pede, inclusive nos seus pormenores, como a abstinência durante a Quaresma e a prática do jejum”, observou.

Igrejas são decoradas com a cor roxa

Quaresma

É o período de preparação para a Páscoa, principal celebração do cristianismo. Teve início na quarta-feira passada (Quarta-Feira de Cinzas) e tem duração de 40 dias.

É marcada por práticas de jejum, abstinência, reflexão, oração e caridade. Com isso, o fiel tem o objetivo de chegar à conversão, renovação espiritual e se livrar dos pecados.

Vários tipos de abstinências estão sendo feitas por jovens entrevistados por A Tribuna, desde alimentos a formas de lazer. Exemplos: não consumir carne, doces, refrigerantes, sucos e não utilizar redes sociais.

A tradição da Igreja Católica indica a abstenção de carne, pelo menos nas sextas-feiras do período quaresmal.

Surgimento

A Quaresma surgiu por volta do ano 350 d.C., após a Igreja Católica aumentar o tempo de preparação para a Páscoa, que costumava ser de três dias (chamado de Tríduo Sagrado da Semana Santa). Eles perceberam que o tempo não era o suficiente.

Por que 40 dias?

O Padre Reuber Côgo Daltio explicou que a Quaresma corresponde a um período de 40 dias para lembrar ao povo dos 40 dias que Jesus passou no deserto jejuando ou os 40 anos que o povo peregrinou rumo à terra prometida.

Cor roxa

Durante a Quaresma, as igrejas católicas são decoradas com a cor roxa, que simboliza dor e penitência. Indica tempo de reflexão a conduzir a uma profunda interiorização.

Fonte: Padres consultados e pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: