X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Governo do ES confirma data para inaugurar faixa da 3ª Ponte e Ciclovia da Vida

Governador Renato Casagrande anunciou a data nesta terça-feira (15)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo do ES confirma data para inaugurar faixa da 3ª Ponte e Ciclovia da Vida
Terceira Ponte |  Foto: Arquivo/AT

A nova faixa da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida vão ser inauguradas no dia 27 de agosto. O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em seu perfil no Twitter nesta terça-feira (15). 

O governador informou que a entrega das obras de ampliação da Terceira Ponte, principal via de ligação entre as cidades de Vila Velha e Vitória, e a Ciclovia da Vida vai ser marcada por dois eventos. Às 8 horas, vai ser feito um Pedalaço pela Paz, com saída da Praça do Papa, e que vai cruzar a Terceira Ponte, voltando para a capital na sequência. Já às 17 horas, vai ser realizado o espetáculo "Luzes pela Vida", no Cais das Artes, em Vitória. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

O governador publicou vídeo, no qual pedala pela Ciclovia da Vida na companhia do secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. "Estão todos convidados a fazer parte desse momento histórico", afirmou Casagrande. 

As obras de ampliação da Terceira Ponte foram iniciadas em julho de 2021. O projeto prevê a criação de mais duas faixas no local- uma em cada sentido da pista. Com isso, o número total de faixas passa a ser de seis na ponte, sendo três em cada lado da via. 

As pistas laterais vão ter 3,10 metros e serão de uso exclusivo para veículos pesados, como ônibus, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, além de motos, que vão ter preferência para trafegar nessa faixa.  Já as pistas no meio ficam destinadas a automóveis e terão 2,80 metros cada.

Com faixas mais estreitas para carros, a velocidade máxima também terá de ser alterada, passando de 80 km/h para 70 km/h.



De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana (Semobi), a expectativa é que a criação das novas faixas aumentam em 40% a capacidade de fluxo de trânsito na ponte, contribuindo para a melhoria do tráfego.

Além disso, a obra ainda conta com a construção da Ciclovia da Vida nas laterais da ponte - uma barreira criada pelo governo para evitar suicídios na ponte. Um mirante foi construído no vão central para permitir que os usuários façam uma pausa e apreciem a vista. O local conta com câmeras.

O uso da Ciclovia da Vida será gratuito e com proibição do acesso de pedestres ou de pessoas em motocicletas, skates, patins, ciclomotor, entre outros.

Após algumas previsões para entrega das obras, o governador anunciou no final de julho que as novas faixas da ponte e ciclovia seriam inauguradas juntas em agosto, mas não havia informado a data. Agora, confirmou a inauguração no dia 27 de agosto. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: