Governo do ES confirma data para inaugurar faixa da 3ª Ponte e Ciclovia da Vida
Governador Renato Casagrande anunciou a data nesta terça-feira (15)
Escute essa reportagem
A nova faixa da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida vão ser inauguradas no dia 27 de agosto. O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, em seu perfil no Twitter nesta terça-feira (15).
O governador informou que a entrega das obras de ampliação da Terceira Ponte, principal via de ligação entre as cidades de Vila Velha e Vitória, e a Ciclovia da Vida vai ser marcada por dois eventos. Às 8 horas, vai ser feito um Pedalaço pela Paz, com saída da Praça do Papa, e que vai cruzar a Terceira Ponte, voltando para a capital na sequência. Já às 17 horas, vai ser realizado o espetáculo "Luzes pela Vida", no Cais das Artes, em Vitória.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Contagem regressiva! Dia 27 de agosto vamos inaugurar a Ciclovia da Vida e a expansão da Terceira Ponte!
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) August 15, 2023
🕟 8h: Pedalaço pela Paz - Praça do Papa
🕥 17h: Espetáculo Luzes Pela Vida - Cais das Artes
Participe conosco deste novo momento da mobilidade urbana da Grande Vitória! 🌉🚴♀️
O governador publicou vídeo, no qual pedala pela Ciclovia da Vida na companhia do secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. "Estão todos convidados a fazer parte desse momento histórico", afirmou Casagrande.
As obras de ampliação da Terceira Ponte foram iniciadas em julho de 2021. O projeto prevê a criação de mais duas faixas no local- uma em cada sentido da pista. Com isso, o número total de faixas passa a ser de seis na ponte, sendo três em cada lado da via.
As pistas laterais vão ter 3,10 metros e serão de uso exclusivo para veículos pesados, como ônibus, veículos de serviço, como ambulâncias e viaturas, além de motos, que vão ter preferência para trafegar nessa faixa. Já as pistas no meio ficam destinadas a automóveis e terão 2,80 metros cada.
Com faixas mais estreitas para carros, a velocidade máxima também terá de ser alterada, passando de 80 km/h para 70 km/h.
De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade Urbana (Semobi), a expectativa é que a criação das novas faixas aumentam em 40% a capacidade de fluxo de trânsito na ponte, contribuindo para a melhoria do tráfego.
Além disso, a obra ainda conta com a construção da Ciclovia da Vida nas laterais da ponte - uma barreira criada pelo governo para evitar suicídios na ponte. Um mirante foi construído no vão central para permitir que os usuários façam uma pausa e apreciem a vista. O local conta com câmeras.
O uso da Ciclovia da Vida será gratuito e com proibição do acesso de pedestres ou de pessoas em motocicletas, skates, patins, ciclomotor, entre outros.
Após algumas previsões para entrega das obras, o governador anunciou no final de julho que as novas faixas da ponte e ciclovia seriam inauguradas juntas em agosto, mas não havia informado a data. Agora, confirmou a inauguração no dia 27 de agosto.
Comentários