Conheça o plano para resgate de ciclistas na Terceira Ponte
Em casos de acidentes ou de pessoas com mal-estar, retirada vai ser feita por meio de uma escada a partir da via para veículos
Escute essa reportagem
Enquanto as obras da ciclovia da Terceira Ponte estão sendo finalizadas, o plano de atendimento para casos de emergências envolvendo ciclistas já foi definido.
No protocolo elaborado pelo Corpo de Bombeiros do Estado, o salvamento para caso de acidentes ou no caso de alguém passar mal na ciclovia inclui resgate a partir da via para veículos, por meio de uma escada.
A previsão é que as obras da ciclovia e de ampliação da Terceira Ponte sejam concluídas ainda neste mês.
Ciclone extratropical no Sul do País vai afetar o ES?
A porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Andresa Silva, explicou que foi formada uma comissão interna para elaborar o plano de emergência. “Definimos desde como seria o acionamento até qual viatura irá ao local e como vai ocorrer o salvamento”.
Como veículos não circulam na ciclovia, ela revelou que ficou definido que um caminhão de salvamento dos bombeiros e uma ambulância (da corporação ou do Samu) irá pela ponte até próximo ao local do acidente.
“Os veículos precisam parar sempre na faixa da direita da via, que será destinada a ônibus e motos, e sinalizar 80 metros antes”.
Mulher de 49 anos fica ferida após ser atropelada por ônibus no ES
Depois, segundo capitã Andresa, os bombeiros vão usar uma escada para descer por três metros até a ciclovia, próximo ao local do acidente.
“A vítima passará por atendimento. Se ela conseguir andar, como em caso de escoriações leves, a equipe vai apoiá-la para subir a escada”.
Ela explicou que, no caso de a vítima precisar ser imobilizada, será usado um sistema de cordas e ela subirá por uma técnica conhecida como escada deslizante ou trilho.
“Poderá ser necessário, por exemplo, se a vítima tiver fraturas ou algum trauma de crânio”.
Uma outra possibilidade de salvamento será para os casos de o acidente acontecer nos primeiros 650 metros da ciclovia, no sentido Vila Velha a Vitória.
“Nesse caso, ficou definido que o resgate será andando, com a equipe empurrando a maca. Ficou constatado que seria mais rápido”.
A porta-voz contou que uma simulação já foi realizada em abril, mas até a inauguração da ciclovia uma outra, com mais de uma vítima, será realizada.
Entre as particularidades que levaram o Corpo de Bombeiros a elaborarem o plano de emergência da ciclovia está o fato de ela ser confinada, ou seja, só tem uma entrada e uma saída, além de ela ter inclinação de 4,5%, com possibilidade de as bicicletas alcançarem velocidades maiores.
No caso do salvamento, a capitã reforçou que o Corpo de Bombeiros irá içar também a bicicleta do acidentado, para retirá-la da ciclovia. No entanto, será encaminhada aos cuidados da Rodosol, que administra a ponte.
Ambulância vai fazer atendimento
> Ciclovia da Terceira Ponte
- Está prevista para ser inaugurada neste mês, juntamente com a obra de ampliação da Terceira Ponte para veículos.
- OS DOIS LADOS da ciclovia, somados, terão 6,5 quilômetros de comprimento e 3 metros de largura. Ela foi instalada em estrutura metálica na parte externa da Terceira Ponte nos dois sentidos da via.
- CADA LADO poderá ser acessado pelos ciclistas que trafegam em um dos sentidos (o mesmo sentido da via dos carros).
- A CICLOVIA AINDA conta com um mirante, localizado na parte central da ponte, para a contemplação da paisagem.
Plano de emergência
- Em caso de acidentes envolvendo ciclistas, um caminhão do Corpo de Bombeiros e uma ambulância (da corporação ou do Samu) irá até a ponte, parando na faixa da direita, mais próximo possível do ponto do acidente.
- A equipe irá descer por três metros até a ciclovia com a ajuda de uma escada.
- Serão feitos os primeiros socorros das vítimas.
- Caso ela tenha ferimentos leves e condições de se locomover, será orientada a subir a escada até a ambulância.
- Já se a vítima tiver lesões mais graves, como fraturas, ela será imobilizada em uma maca. Para subir até o nível da ponte, será usada uma técnica de deslizamento pela escada, como se fosse um trilho.
- A vítima será encaminhada para a ambulância e levada até um hospital.
Câmeras
- A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que, para a segurança dos ciclistas e identificação de acidentes, a ciclovia será acompanhada por um sistema de videomonitoramento.
Fonte: Corpo de Bombeiros e Semobi.
"Se a vítima tiver condições de andar, a equipe irá ajudá-la a subir pela escada por três metros até o local onde estarão os veículos de salvamento”, Andresa Silva, capitã e porta-voz do Corpo de Bombeiros
Comentários