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Cidades

Terceira Ponte com novos radares e mudança na velocidade máxima

Governo quer colocar dois novos pontos para flagrar infratores. Além disso, a velocidade permitida vai diminuir, de 80 km/h para 70 km/h


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Prevista para ser concluída até o início de junho, a obra de ampliação da Terceira Ponte vai ter faixas mais estreitas para carros. Com as mudanças, a via terá a velocidade máxima reduzida de  80 km/h para 70 km/h. Além disso, deverá ter mais pontos com radares em sua extensão.

A Terceira Ponte está passando por obras de ampliação, o que permitirá que a ligação passe a ter três faixas por sentido. 

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Para isso, as pistas terão uma largura redimensionada. Hoje, as duas faixas têm 3,5 metros. Com a alteração, uma delas terá 3,14 metros (a mais externa), sendo destinada a ônibus, caminhões, motos, ambulâncias e outros veículos operacionais. As outras duas terão 2,8 metros e 3 metros, destinadas aos demais carros.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que, durante as obras, foi observado pelas equipes que fora dos horários de pico os veículos que passam pela ponte atingem velocidades que chegam de 100 km/h a 120 km/h. 

“Essa não é uma velocidade compatível hoje, que é de no máximo 80 km/h. Com o estreitamento das faixas para carros, a necessidade de coibir esse excesso de velocidade é ainda maior”.

Ele afirmou que hoje só há radares nas “pontas” da ponte, ou seja, na Avenida Carioca, para quem está chegando em Vila Velha, e na chegada à Praça do Pedágio, para quem chega em Vitória. 

“Estamos estudando com o DER (Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo) mais dois pontos de radares para que as pessoas respeitem a velocidade máxima ao longo da via, principalmente no período noturno e de madrugada”.

Com o estreitamento das faixas, e por se tratar de uma via urbana, ele afirmou que a redução da velocidade máxima  é  necessária. “Será de 70 km/h. Precisamos garantir a segurança fora desses horários”.

O secretário enfatizou que, na prática, não muda em muita coisa no tempo de travessia. “A 80 km/h, um veículo leva três minutos para atravessar os quatro quilômetros de ponte. Reduzindo para 70 km/h, ele irá levar três minutos e 40 segundos. São 40 segundos a mais, apenas, em que o condutor vai ganhar mais segurança”.

Além disso, ele reforçou que os motoristas vão ganhar mais agilidade, já que, com mais uma faixa, a capacidade da ponte será ampliada em cerca de 40%.

Motos e ônibus vão trafegar na mesma faixa da via

Imagem ilustrativa da imagem Terceira Ponte com novos radares e mudança na velocidade máxima
Obra para ampliar faixas na ponte |  Foto: Fábio Nunes/AT

Além de mudanças na velocidade e na fiscalização, a ampliação da Terceira Ponte também contará com uma nova organização do tráfego. Ônibus, motos, caminhões e outros veículos de socorro dividirão uma faixa exclusiva para eles. 

Com isso, os motociclistas não poderão mais circular em meio aos demais carros, no chamado corredor. 

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que a nova configuração das faixas, permitirá que a faixa mais larga (da direita), de 3,14 metros, seja destinada não só aos ônibus. 

“Essa faixa será sinalizada e terá uma divisão para duas faixas para motos trafegarem por ela. Como o número de ônibus que circulam pela ponte não é grande, as motos terão mais segurança circulando nesse espaço”.

Para o secretário, como as faixas para carros estarão mais estreitas, circular junto com os demais carros aumentaria o risco de acidentes.

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Quinze novos micro-ônibus vão ter ar-condicionado

Além de obras, a mobilidade urbana também tem recebido reforços no Sistema Transcol. Chegaram mais 15 novos micro-ônibus com ar-condicionado. 

Os veículos vão compor a frota de oito linhas que circulam nos municípios de Cariacica, Vila Velha e Vitória, sendo uma delas para o Sistema Aquaviário. 

Os micro-ônibus são adaptados para operar em regiões mais íngremes e com ruas mais estreitas. 

Já a linha disponibilizada para o Sistema Aquaviário será voltada para o embarque e desembarque de passageiros na estação de Porto de Santana, em Cariacica. 

Além de ar-condicionado, todos os veículos têm wi-fi e sistema In Bus, que mostra a lotação dos coletivos.

Os novos micro-ônibus fazem parte do processo de renovação e ampliação da frota do Transcol


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Ampliação da Terceira Ponte

A Terceira Ponte tem hoje quatro pistas, sendo duas para o sentido Vitória a Vila Velha e duas para o sentido inverso.

Por meio da ampliação, a Terceira Ponte passará a ter, no total, seis faixas, sendo três faixas para o sentido Vitória a Vila Velha, e as outras três no sentido inverso.

Com a ampliação, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%.

Novas faixas

As pistas terão uma largura redimensionada. Elas passarão a ter  3,14 metros (a mais próxima da ciclovia), 2,8 metros (a faixa do meio) e 3 metros (a mais próxima do centro da ponte).

A FAIXA de 3,14 metros será destinada para ônibus, motos e caminhões.

Proteção lateral

O processo de ampliação contou com a construção de uma nova barreira de proteção lateral a 60 centímetros de distância da barreira de proteção que existia anteriormente, o que garantiu mais espaço nas pistas.

A fase atual das obras de ampliação é o corte e a retirada dessas barreiras mais velhas.

Essa ação está sendo realizada primeiramente no sentido de Vitória para Vila Velha, que está em sua fase final. Neste mês será iniciada a retirada da mureta antiga no sentido inverso.

Velocidade

Com faixas mais estreitas para carros, a velocidade máxima também terá de ser alterada, passando de 80 km/h para 70 km/h. 

Para coibir o excesso de velocidade, o governo ainda quer instalar radares em mais dois pontos em cima da ligação, já que hoje só há redutores de velocidade nas descidas. 

Ciclovia

Imagem ilustrativa da imagem Terceira Ponte com novos radares e mudança na velocidade máxima
Nova ciclovia na Terceira Ponte |  Foto: Fábio Nunes/AT

A obra da Terceira Ponte ainda conta com ciclovia, com 3 metros de largura, instalada em estrutura metálica na parte externa da ligação nos dois sentidos da via.

Cada lado poderá ser acessado de bicicleta por ciclistas que trafegam em um dos sentidos.

Não será necessário pagar pedágio para ter acesso à nova ciclovia, mas o controle de entrada se dará por meio do Cartão GV ou por meio de QRCode gerado em aplicativo. 

Somente bicicletas serão permitidas no espaço e dois portões, além de câmeras, farão o controle dessa entrada. 

A ciclovia conta com um mirante, localizado na parte central da ponte, para a contemplação da paisagem.

A ciclovia contará com monitoramento por câmeras de segurança. A quantidade delas ainda está sendo definida.

O corpo de bombeiros fará o atendimento aos ciclistas, caso eles passem mal no trajeto.

A ciclovia está pronta, mas aguarda a finalização da ampliação da pista para veículos para ter os acessos construídos. 

Fonte: Semobi.

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