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Cidades

Faixas para motos e velocidade reduzida na 3ª ponte

Com a ampliação, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%.


Imagem ilustrativa da imagem Faixas para motos e velocidade reduzida na 3ª ponte
Novos radares devem ser instalados na ponte para coibir o excesso de velocidade, principalmente de madrugada |  Foto: Leone Iglesias/AT

Na reta final para concluir as obras na Terceira Ponte, o projeto de ampliação do número de faixas para veículos vai incluir um corredor exclusivo para ônibus e motos, além de velocidade máxima reduzida.      

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que as obras estão sendo concluídas, com a retirada das muretas laterais antigas. 

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“No sentido Vitória-Vila Velha, o trabalho deve ser finalizado nos próximos dias. Já no sentido contrário, a mureta já foi cortada e começará a ser retirada”.

Ele explicou que o trabalho de retirada é minucioso, pois cada bloco cortado da mureta pesa cerca de três toneladas. 

“O New Jersey (conhecido como “gelo baiano”) que está sendo retirado está sendo disponibilizado para prefeituras que quiserem”.

Depois dessa etapa concluída, Damasceno destacou que a ampliação será finalizada  com a pintura de pavimento, redefinindo os espaços para os veículos.

Com a obra, a ponte passará de duas faixas por sentido para três faixas. A mais à direita será mais larga e  exclusiva para veículos como ônibus, motos, caminhões e outros de socorro.

Essa faixa será sinalizada e terá uma divisão para duas faixas para motos trafegarem por ela. 

Como o número de ônibus que circulam pela ponte não é grande, o secretário destaca que as motos terão mais segurança circulando nesse espaço.

Além disso, a via terá a velocidade máxima reduzida de 80 km/h para 70 km/h. Segundo ele, a redução é necessária por causa do estreitamento das faixas.

“Já colocamos placas indicando a nova velocidade da via. Com a mudança, não haverá grande  diferença no tempo de travessia. Os condutores levarão 40 segundos a mais para atravessar a Terceira Ponte”.

Além disso, ele ressaltou que já solicitou ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado  (DER) a instalação de mais radares para coibir o excesso de velocidade, principalmente durante a madrugada.


Fique por dentro

Governo quer instalar 2 radares

Ampliação da Terceira Ponte

Pistas

Atualmente a terceira ponte conta com quatro pistas, sendo duas para o sentido Vitória a Vila Velha e duas para o sentido inverso.

Por meio da ampliação, a Terceira Ponte passará a ter, no total, seis faixas, sendo três faixas para o sentido Vitória a Vila Velha, e as outras três no sentido contrário.

Capacidade

Com a ampliação, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%.

Novas faixas

As pistas terão uma largura redimensionada. Elas passarão a ter 3,15 metros (a mais próxima da ciclovia),

2,8 metros (a faixa do meio) e 3 metros (a mais próxima do centro da ponte).

A faixa de 3,15 metros será destinada para ônibus e motos.

Proteção lateral

O processo de ampliação contou com a construção de uma nova barreira de proteção lateral a 60 centímetros de distância da barreira de proteção que existia anteriormente, o que garantiu mais espaço nas pistas.

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Fase das obras de ampliação

A empresa já está concluindo a retirada da mureta no sentido Vitória a Vila Velha nos próximos dias. 

No sentido contrário, a mureta já foi cortada e, nos próximos dias, começa a retirada do material. 

Por fim, será providenciada a pintura das faixas para inaugurar a ampliação. 

Velocidade

Com faixas mais estreitas para carros, a velocidade máxima também terá de ser alterada, passando de 80 km/h para 70 km/h.

Para coibir o excesso de velocidade, o governo do Estado ainda quer instalar radares em mais dois pontos em cima da ligação, já que hoje só há redutores de velocidade nas descidas. O pedido foi feito ao  Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES).

Fonte: Governo do Estado e pesquisa A Tribuna.


Análise

“A bicicleta ajuda a resolver os gargalos logísticos”

“A liberação da ciclovia da Terceira Ponte é um avanço, uma modernidade, um desejo de muitos anos de todos os ciclistas. Investir em ciclovia é investir na vida no trânsito, em saúde das pessoas, é investir no futuro. Nós precisamos ter medidas para tirar o veículo da via e a bicicleta ajuda a resolver os gargalos logísticos. 

É muito importante agora que a gente conecte o eixo da região da Grande Vitória. Nós ainda temos poucas ciclovias, não vai adiantar o ciclista sair da Terceira Ponte e ele não conseguir se conectar.

A gente vai ligar bem Vitória ou Vila Velha, mas uma pessoa que precisar ir para a Serra ou até Viana? Como vai ser?

Então, mais do que nunca, a gente precisa intensificar esses ramais de ciclovias, os eixos principais e os eixos secundários (alimentadores), com a máxima segurança”, diz André Cerqueira, representante do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito.

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