Feira InovaES: disputa entre startups e prêmio de até R$ 10 mil para boas ideias
Cinco iniciativas vão participar nesta quarta-feira, durante a Feira InovaES, do “Desafio de Startups”, que vai premiar os melhores projetos
Escute essa reportagem

Empreendedores nacionais, com 150 startups das mais diversas áreas, estão reunidos na Feira InovaES, evento gratuito que começou na terça-feira (29) e vai até esta quarta-feira (30) no Ilha Buffet do Clube Álvares Cabral, em Vitória.
Desde inteligência artificial para prontuários médicos até coleta de dados para reduzir o desperdício de água em plantações, o encontro nacional de startups promove iniciativas inovadoras e possibilita conexões entre empreendedores de todo o País. Além disso, cinco iniciativas participarão do “Desafio de Startups”, com prêmios de até R$ 10 mil em dinheiro.
Com foco no mercado agro, a Capixaba Drone chamou atenção pela dimensão do equipamento: 3 metros de envergadura de uma hélice à outra. A startup conta com cinco drones em operação, que atendem produtores cafeeiros em todo o Espírito Santo, parte de Minas Gerais e Sul da Bahia, explica o co-fundador e engenheiro agrônomo Wellington Piske.
“Realizamos aplicação de fertilizantes e pesticidas com drones. A ideia é auxiliar o produtor rural, que lida com topografias difíceis no terreno e escassez de mão de obra. Os drones garantem que o manejo de produtos fitossanitários seja feito de forma precisa”.
Outra inovação é o “Espírito Santo Mais Inteligente”, programa que engloba um portal único de serviços e pioneiro no mundo em oferecer inteligência artificial aplicada em portais de governo.
O programa, que é uma iniciativa do governo do Estado com o Banco Mundial, também conta com um novo centro de dados e a integração com os serviços do Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes).
O portal “es.gov” já está disponível para baixar no Google Play e na App Store, e oferece serviços como marcações de consultas e Farmácia Cidadã. O portal também pode ser acessado pelo site www.portal.es.gov.br.
“Estamos colocando de pé três componentes: um novo datacenter, o portal único para os capixabas e a unificação de todos os sistemas de segurança, como 192, 190 e o Cerco Eletrônico”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
O evento é gratuito e vai das 9h às 19h desta quarta-feira (30), no Ilha Buffet do Clube Álvares Cabral, em Vitória.
Opinião

Algumas inovações
Irrigação inteligente

Para evitar desperdício de água em produções rurais, a SmartIrriga criou um sistema para calcular a necessidade hídrica da planta e auxiliar o produtor agrícola, destaca Paulo Júnior, gerente de vendas da startup.
“As pessoas não sabem a quantidade certa de água que estão jogando na planta. Com isso em mente, desenvolvemos uma estação que capta dados meteorológicos e agronômicos, e envia a um sistema que calcula a real necessidade hídrica das plantas. Atuamos no Espírito Santo, na Bahia, em Minas Gerais e no Pará”.
Fertilizante de inseto

Buscando diminuir o uso de agrotóxicos no campo, a GotoFly utiliza uma mosca, conhecida como “soldado negro”, para gerar fertilizante organomineral principalmente para agricultores familiares do Estado, afirma Mariana Bonifácio, pesquisadora da startup.
“O esterco da mosca, que é rico em fósforo e potássio, é recolhido e transformado em fertilizante. Também recolhemos as larvas, abatemos, desidratamos e prensamos para gerar ração para peixes e aves”, explica.
Impressão 3D

A Arenari Digital oferece consultorias e treinamentos em impressão 3D, além de vender impressoras, fazer manutenção e também encomendas para empresas, conta o CEO Humberto Oliveira.
“Imprimimos protótipos para guindastes, peças para empresas, que não são mais encontradas no mercado, e também muitos bonecos de personagens, como Batman, Naruto e outros. Já atuamos há três anos com vários clientes”.
Prontuário Tech

Médicos terão auxílio da Inteligência Artificial (IA) com a Vox Med. A startup foi gestada em Cachoeiro de Itapemirim e já está sendo testada com 10 médicos e enfermeiros de todo o Estado, explica o desenvolvedor web Jonathan Bandeira.
“Durante a consulta, a IA escuta o paciente e o médico. Ao final, gera o prontuário médico automaticamente. Geralmente, o médico leva seis horas para preencher prontuários. A ideia é permitir que o foco da consulta seja mais no paciente, no atendimento, e menos em burocracias e papeladas”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários