X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fala Doutor

Sinais da doença que matou ex-Menudo

Dor abdominal e diarreia são sintomas mais comuns da doença de Crohn, que pode ser confundida com apendicite


Imagem ilustrativa da imagem Sinais da doença que matou ex-Menudo
Fabrício Quarto diz que a doença de Crohn, que matou o ex-Menudo Adrián Olivares (destaque), pode causar complicações como anemia, desnutrição e lesões na pele |  Foto: Leone Iglesias / AT e Reprodução / Redes sociais

A notícia da morte de Adrián Olivares, ex-integrante do grupo porto-riquenho Menudo, por complicações da doença de Crohn, nesta semana, levantou diversas dúvidas sobre a enfermidade, ainda pouco falada.

A doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal. Em entrevista à reportagem de A Tribuna, o gastroenterologista Fabiano Quarto Martins explica que a dor abdominal e a diarreia são os sintomas mais comuns da doença, mas há outros sinais que podem aparecer como sangue nas fezes, aftas recorrentes e emagrecimento.

Leia mais sobre Fala, Doutor!

Por causa dos sintomas, a doença pode ser confundida até mesmo com apendicite, destaca Fabiano Quarto Martins.

Recente estudo publicado na revista The Lancet Regional Health Americas apontou que a doença de Crohn cresce 12% ao ano no Brasil, com maior frequência nas regiões Sul e Sudeste.

Em agosto, entre os dias 15 a 17, a doença de Crohn e outras serão discutidas no Congresso Capixaba do Aparelho Digestivo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), estima-se que aproximadamente 5 milhões de pessoas em todo o mundo sejam afetadas pelas doenças inflamatórias intestinais (DII), tendo maior incidência em adolescentes e adultos na faixa etária de 15 a 40 anos. A doença de Crohn é uma das principais formas de DII.

A Tribuna – O que é e o que causa a doença de Crohn?

Fabiano Quarto – "É uma doença do sistema imunológico (sistema de defesa), que sofre uma alteração e passa a agir contra nosso próprio intestino. A causa básica é genética, mas nem todas as pessoas que têm algum gene da doença de Crohn irão desenvolvê-la."

- Quais são os sinais? Ela se manifesta em qualquer fase da vida?

"O mais frequente é a dor abdominal e em segundo lugar, a diarreia. Pode apresentar outros sinais e sintomas também, como sangramento nas fezes, emagrecimento, aftas recorrentes, dor nas articulações (principalmente na coluna lombar), anemia que não melhora com o tratamento, atraso no crescimento das crianças, entre outros.

A doença é muito mais frequente em adultos jovens, na faixa dos 20 a 30 anos, embora possa surgir em qualquer idade."

- Os sintomas da doença podem se confundir com outras doenças? Se sim, quais?

"Sim, com colite ulcerativa, apendicite e síndrome do intestino irritável. Por isso, o diagnóstico é tão demorado."

- Quais fatores podem influenciar no aparecimento da doença?

"Para ter Crohn, precisa ter três coisas: predisposição genética, flora intestinal alterada e sistema imunológico alterado.

A flora intestinal é formada nos três primeiros anos de vida, e depois disso sofre pouquíssimas alterações. O parto cesáreo, o uso de antibióticos pelo bebê e a substituição do leite materno por outros alimentos antes dos seis meses de vida alteram a flora intestinal para a vida toda. O excesso de higiene com os bebês impede que o sistema imunológico se desenvolva adequadamente.

Com predisposição genética, flora bacteriana anormal e sistema imunológico mal desenvolvido, só faltam os estímulos externos para desencadear a doença. Esses estímulos externos podem ser: tabagismo, estresse emocional, medicamentos anti-inflamatórios, alimentos ultraprocessados, dietas muito restritivas (como as que estão na moda), suplementos dietéticos manipulados ou industrializados (que também estão na moda) e infecções."

- A doença pode desencadear outras complicações?

"A doença de Crohn pode causar muitas complicações como anemia, desnutrição, atraso no crescimento das crianças, dores articulares, lesões nos olhos, na boca e na pele. E tem risco aumentado de câncer de intestino em pacientes que não fazem o tratamento adequado."

- De que forma ela pode ser diagnosticada?

"O diagnóstico, na maioria dos casos, é feito com a colonoscopia e com uma tomografia intestinal."

- Ela tem cura? Como é feito o tratamento?

"Não tem cura. O tratamento é bastante eficaz, principalmente se for iniciado nos dois primeiros anos. É feito com medicamentos muito modernos, com cobertura obrigatória tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto pelos planos de saúde. Em alguns casos, há necessidade de cirurgia para retirada de parte do intestino."

- Existe alguma dieta específica que o paciente com Crohn deve seguir?

"Existe sim, um protocolo dietético específico para as pessoas com doença de Crohn em início de tratamento. Depois, a dieta passa a ser a dieta normal, recomendada para toda a população, evitando os alimentos ultraprocessados e podendo ingerir leite e glúten normalmente."


Morte aos 48 anos

Adrián Olivares, ex-integrante do grupo porto-riquenho Menudo, morreu na última segunda-feira, dia 8, aos 48 anos, por complicações decorrentes da doença de Crohn. Amigos do artista informaram que o músico passou por uma cirurgia e teve complicações, que ocasionaram em sua morte.

Segundo o gastroenterologista Fabiano Quarto Martins, a doença, em casos muito graves, em que há perfuração intestinal ou obstrução intestinal, pode até matar.


Fique por dentro

A doença de Crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e do intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

Na doença, a dor abdominal e a diarreia frequentemente surgem após as refeições. Não é uma doença contagiosa e pode afetar tanto adultos como crianças, não havendo predominância de sexo.

No início do tratamento, pacientes com a doença devem seguir um protocolo dietético específico. Esta dieta inicial deve ser orientada por nutricionista que tenha experiência em doença de Crohn, para evitar as dietas radicalmente restritivas.

É comum haver a desnutrição em adultos e crianças com a doença, podendo provocar atraso no crescimento quando a doença surge na infância.

Colite ulcerativa – doença intestinal inflamatória crônica em que o intestino grosso fica inflamado e ulcerado.

Flora bacteriana – bactérias que vivem no organismo e compõem a microbiota humana.

Os números

- 5 milhões de pessoas no mundo têm doenças inflamatórias intestinais

- 20 anos é a faixa de idade que a doença de Crohn costuma se manifestar

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: