Uso abusivo de remédios causa gastrite infantil, alerta especialista
Gastropediatra afirma que o uso frequente de anti-inflamatórios é uma das principais causas de quadros graves da faixa etária
Escute essa reportagem
Dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) apontam que, aproximadamente, 70% da população brasileira tem algum tipo de gastrite. A doença também acomete crianças.
Nos últimos anos, de acordo com a gastropediatra Thaís Tristão, tem aumentado o número de crianças com o problema, devido à má alimentação. Além disso, ela alerta que o uso abusivo de alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios também estão entre os fatores para a alta incidência da doença no público infantil.
“Os erros alimentares são os maiores fatores de risco. E o uso frequente de anti-inflamatórios também é uma das principais causas, inclusive de quadros mais graves”, alerta.
Além dos sintomas comuns que se manifestam na doença, como dor abdominal, náuseas e vômitos, há crianças que podem apresentar apenas recusa alimentar pelo medo da dor que surge após a alimentação, explica a médica.
A Tribuna - Quais são os sintomas mais comuns de gastrite em crianças?
Thaís Tristão - "Os sintomas na criança são parecidos com os do adulto: dor abdominal, náuseas e vômitos, empachamento e saciedade precoce."
- Existem sinais incomuns que podem aparecer?
"A criança pode apresentar apenas recusa alimentar, muitas vezes, por medo da dor após comer."
- Quais são as principais causas de gastrite em crianças?
"Alimentação inadequada e uso abusivo de alguns medicamentos como os anti-inflamatórios. Uso frequente de anti-inflamatórios, é uma das principais causas, inclusive, de quadros mais graves."
- Aumentou nos últimos anos o número de gastrite em crianças?
"Aumentou, principalmente pela ingesta elevada de alimentos industrializados, com alto teor de açúcares, gorduras, conservantes e estabilizantes."
- Crianças que tomam café com frequência têm maior chance de ter gastrite?
"Sim. O café é um dos alimentos relacionados à gastrite e a outras doenças, como a Doença do Refluxo."
- Na infância é comum o consumo de chicletes. Eles podem causar a gastrite?
"O hábito de mascar chiclete estimula a produção de ácidos e enzimas digestivas que acabam machucando o estômago. Então, além de ser prejudicial para os dentes, pode causar danos ao aparelho digestivo como um todo."
- Crianças que passam muito tempo sem comer, têm maiores chances de terem gastrite?
"Um maior tempo de jejum, tempo sem se alimentar, também estimula a produção de ácidos e enzimas digestivas, que na ausência de alimentos para digerir, acabam machucando o estômago e provocando a gastrite."
- Em crianças, é indicado fazer endoscopia para o diagnóstico?
"Em alguns casos, sim. Mas crianças com quadro clínico bem sugestivo, que não apresentam sinais de alerta, como sangramentos e ou perda de peso, podem iniciar o tratamento sem precisar obrigatoriamente da endoscopia."
- E como é feito o tratamento?
"O tratamento precisa ser combinado: medicamentoso e dietético. A alimentação precisa ser saudável, não necessariamente cheia de restrições."
- Como forma de aliviar desconforto, a criança pode tomar chá de boldo?
"Atualmente, temos alguns medicamentos justamente para o alívio dos sintomas. Portanto, eu não recomendo chá de boldo ou outros chás para tratamentos."
- Se os pais não levarem a sério o tratamento da gastrite infantil, isso pode evoluir para câncer gástrico?
"O câncer de estômago na população pediátrica é extremamente raro. Mas o tratamento inadequado de uma gastrite pode levar a formas mais graves, com o surgimento de úlceras e suas complicações, como o sangramento digestivo, que é uma situação de emergência e ameaçadora a vida."
- Como a gastrite infantil pode afetar o crescimento e desenvolvimento da criança em longo prazo?
"A gastrite tem impacto negativo na saúde da criança como um todo, pois leva a recusa alimentar e com isso a perda de peso (ou baixo ganho de peso), ingesta inadequada de micronutrientes como vitaminas e minerais, déficit de crescimento, fraqueza, indisposição, alteração de concentração e aprendizagem."
- Até quanto tempo uma criança pode ficar sem comer sem que isso cause prejuízo a sua saúde?
"Não existe um tempo exato. O ideal é sempre refeições regulares e fracionadas, ou seja, pequenas porções, várias vezes ao dia, respeitando as principais: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar."
Fique por dentro
A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago. Pode ser aguda, quando aparece de repente e dura pouco, ou crônica, quando se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlada.
Uso abusivo de anti-inflamatórios, infecção pela bactéria H. pylori, e alimentação inadequada podem provocar gastrite em crianças.
Alimentação em horários irregulares e seguir uma dieta rica em gorduras e condimentos, fast-food, sucos artificiais e refrigerantes podem favorecer o aparecimento da gastrite em crianças e adolescentes.
Estresse, tensão e depressão podem induzir a um fenômeno de “hipersensibilidade visceral” que torna as vísceras, (o estômago no caso) mais sensíveis, simulando sintomas de gastrite.
Endoscopia - exame para analisar a mucosa de órgãos do sistema digestório.
Enzima digestiva - moléculas biológicas, que auxiliam no processo de digestão.
Os números
- 70% da população brasileira em idade adulta tem algum tipo de gastrite
- 30% é a estimativa da doença em crianças de 6 a 8 anos, segundo estudos
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários