X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fala Doutor

Uso abusivo de remédios causa gastrite infantil, alerta especialista

Gastropediatra afirma que o uso frequente de anti-inflamatórios é uma das principais causas de quadros graves da faixa etária


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Uso abusivo de remédios causa gastrite infantil, alerta especialista
A gastropediatra Thaís Tristão afirma que tem aumentado o número de crianças com gastrite, devido à má alimentação |  Foto: Acervo pessoal

Dados da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) apontam que, aproximadamente, 70% da população brasileira tem algum tipo de gastrite. A doença também acomete crianças.

Nos últimos anos, de acordo com a gastropediatra Thaís Tristão, tem aumentado o número de crianças com o problema, devido à má alimentação. Além disso, ela alerta que o uso abusivo de alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios também estão entre os fatores para a alta incidência da doença no público infantil.

Leia mais sobre Fala, Doutor

“Os erros alimentares são os maiores fatores de risco. E o uso frequente de anti-inflamatórios também é uma das principais causas, inclusive de quadros mais graves”, alerta.

Além dos sintomas comuns que se manifestam na doença, como dor abdominal, náuseas e vômitos, há crianças que podem apresentar apenas recusa alimentar pelo medo da dor que surge após a alimentação, explica a médica.

A Tribuna - Quais são os sintomas mais comuns de gastrite em crianças?

Thaís Tristão - "Os sintomas na criança são parecidos com os do adulto: dor abdominal, náuseas e vômitos, empachamento e saciedade precoce."

- Existem sinais incomuns que podem aparecer?

"A criança pode apresentar apenas recusa alimentar, muitas vezes, por medo da dor após comer."

- Quais são as principais causas de gastrite em crianças?

"Alimentação inadequada e uso abusivo de alguns medicamentos como os anti-inflamatórios. Uso frequente de anti-inflamatórios, é uma das principais causas, inclusive, de quadros mais graves."

- Aumentou nos últimos anos o número de gastrite em crianças?

"Aumentou, principalmente pela ingesta elevada de alimentos industrializados, com alto teor de açúcares, gorduras, conservantes e estabilizantes."

- Crianças que tomam café com frequência têm maior chance de ter gastrite?

"Sim. O café é um dos alimentos relacionados à gastrite e a outras doenças, como a Doença do Refluxo."

- Na infância é comum o consumo de chicletes. Eles podem causar a gastrite?

"O hábito de mascar chiclete estimula a produção de ácidos e enzimas digestivas que acabam machucando o estômago. Então, além de ser prejudicial para os dentes, pode causar danos ao aparelho digestivo como um todo."

- Crianças que passam muito tempo sem comer, têm maiores chances de terem gastrite?

"Um maior tempo de jejum, tempo sem se alimentar, também estimula a produção de ácidos e enzimas digestivas, que na ausência de alimentos para digerir, acabam machucando o estômago e provocando a gastrite."

- Em crianças, é indicado fazer endoscopia para o diagnóstico?

"Em alguns casos, sim. Mas crianças com quadro clínico bem sugestivo, que não apresentam sinais de alerta, como sangramentos e ou perda de peso, podem iniciar o tratamento sem precisar obrigatoriamente da endoscopia."

- E como é feito o tratamento?

"O tratamento precisa ser combinado: medicamentoso e dietético. A alimentação precisa ser saudável, não necessariamente cheia de restrições."

- Como forma de aliviar desconforto, a criança pode tomar chá de boldo?

"Atualmente, temos alguns medicamentos justamente para o alívio dos sintomas. Portanto, eu não recomendo chá de boldo ou outros chás para tratamentos."

- Se os pais não levarem a sério o tratamento da gastrite infantil, isso pode evoluir para câncer gástrico?

"O câncer de estômago na população pediátrica é extremamente raro. Mas o tratamento inadequado de uma gastrite pode levar a formas mais graves, com o surgimento de úlceras e suas complicações, como o sangramento digestivo, que é uma situação de emergência e ameaçadora a vida."

- Como a gastrite infantil pode afetar o crescimento e desenvolvimento da criança em longo prazo?

"A gastrite tem impacto negativo na saúde da criança como um todo, pois leva a recusa alimentar e com isso a perda de peso (ou baixo ganho de peso), ingesta inadequada de micronutrientes como vitaminas e minerais, déficit de crescimento, fraqueza, indisposição, alteração de concentração e aprendizagem."

- Até quanto tempo uma criança pode ficar sem comer sem que isso cause prejuízo a sua saúde?

"Não existe um tempo exato. O ideal é sempre refeições regulares e fracionadas, ou seja, pequenas porções, várias vezes ao dia, respeitando as principais: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar."

Fique por dentro

A gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago. Pode ser aguda, quando aparece de repente e dura pouco, ou crônica, quando se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlada.

Uso abusivo de anti-inflamatórios, infecção pela bactéria H. pylori, e alimentação inadequada podem provocar gastrite em crianças.

Alimentação em horários irregulares e seguir uma dieta rica em gorduras e condimentos, fast-food, sucos artificiais e refrigerantes podem favorecer o aparecimento da gastrite em crianças e adolescentes.

Estresse, tensão e depressão podem induzir a um fenômeno de “hipersensibilidade visceral” que torna as vísceras, (o estômago no caso) mais sensíveis, simulando sintomas de gastrite.

Endoscopia - exame para analisar a mucosa de órgãos do sistema digestório.

Enzima digestiva - moléculas biológicas, que auxiliam no processo de digestão.

Os números

- 70% da população brasileira em idade adulta tem algum tipo de gastrite

- 30% é a estimativa da doença em crianças de 6 a 8 anos, segundo estudos

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: