Carros liberados para circular na nova Rua da Lama
Tráfego está permitido 24 horas por dia no local, mas a velocidade máxima permitida foi reduzida de 30 km/h para 20 km/h
Escute essa reportagem
Ponto de encontro de muitos jovens, por contar com uma variedade de bares, a Rua da Lama, em Jardim da Penha, vai permanecer aberta para a circulação de veículos 24 horas por dia.
A decisão parte da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória e é informada quase duas semanas após a inauguração da nova via, que recebeu melhorias de visual, segurança e infraestrutura.
“Houve uma solicitação de alguns comerciantes da região para mantermos a Rua da Lama aberta para carros. A presença de balizadores, além de fazer restrições de espaço, é uma forma de proteger os pedestres”, afirma Alex Mariano, secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória.
Além disso, a velocidade máxima de tráfego de veículos também foi reduzida. O limite máximo, que era de 30 km/h, passou para 20 quilômetros por hora. Sem contar que a via também não possui mais estacionamento. “Há placas de sinalização e vamos continuar acompanhando”.
O secretário conta ainda que a decisão não impossibilita que mudanças sejam feitas futuramente. Portanto, a prefeitura está aberta para dialogar com a sociedade sobre o que é melhor para a Rua da Lama.
“Nesse momento, estamos mantendo aberta, mas isso não impede que no futuro seja decidido fecharmos em alguns horários. Vai depender do comportamento social no ambiente, e das necessidades dos moradores e comerciantes da região”, salienta Alex Mariano.
Nem todos os comerciantes estão satisfeitos com a determinação de manter a Rua da Lama aberta 24 horas para a circulação de carros.
O empresário Diogo Cypriano defende que a via seja fechada para carros, principalmente, em horários de maior movimento de pedestres.
“Tivemos como experiência o projeto Som de Fogueira, que acontecia às terças, e a rua era tomada de gente e os carros podiam passar. Inevitavelmente, isso gerava acidentes ou desconforto para o pedestre que frequenta a rua. A gente já passou por essa primeira etapa de reurbanização, que é uma conquista, e agora é preciso começar a se preocupar com o conforto de quem frequenta”, pontua.
Saiba mais
Tráfego de carros
A nova Rua da Lama, pensada como novo polo gastronômico de Vitória, é voltada para a circulação de pedestres. Na inauguração, foi informado que o tráfego de carros pelo local seria permitido nos dois sentidos da via, desde que respeitando o limite máximo de 30 km/h.
O calçadão para pedestres ficou com 3,8 metros, nos dois lados da via, revestidos com granito natural. As faixas de veículos ficaram com 3,5 metros de largura em cada sentido.
Quase duas semanas após a inauguração da nova via, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória comunica que a circulação de veículos será mantida 24 horas por dia.
A decisão foi tomada depois de uma solicitação por parte de alguns comerciantes da região, segundo o secretário da pasta, Alex Mariano. No entanto, o limite máximo, que era de 30 km/h, passou para 20 km/h.
A via conta com balizadores, cuja função é orientar o fluxo de veículos e pedestres e delimitar áreas. Não há estacionamento ao longo da rua. Apenas poucos pontos de recuo na via são para uso dos comerciantes para carga e descarga.
A prefeitura está aberta a dialogar com a sociedade sobre o que é melhor para a Rua da Lama e mudanças não são descartadas.
Reurbanização
A obra da nova Rua da Lama custou R$ 4,5 milhões aos cofres da Prefeitura de Vitória. A reurbanização começou em novembro de 2022 e foi anunciada em novembro de 2021.
Com a reforma, a rua não deve alagar mais. Além das obras de drenagem, as laterais da via ganharam canaletas para escoar a água da chuva e a pista foi elevada para a altura da calçada.
O canteiro central ganhou espaços de convivência com gazebos, bancos e paisagismo. A via conta ainda com nova iluminação com fiação subterrânea e estacionamento para bicicletas.
Para garantir a segurança das pessoas que frequentam a região, foram instaladas seis câmeras de videomonitoramento de última geração.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários