X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dono de pitbull abandonado é identificado por chip

Revelação foi feita por jovem que, a pedido do tutor, abandonou o cachorro às margens de rodovia. Dono foi identificado por chip


Imagem ilustrativa da imagem Dono de pitbull abandonado é identificado por chip
Sessão da CPI dos Maus-Tratos contra os Animais na Assembleia investiga morte de Borys (destaque), em Vitória |  Foto: Divulgação/CPI dos Maus-Tratos

“Eu estava bêbado e recebi R$ 17 para apedrejar e jogar o pitbull em uma lagoa para morrer”. A revelação foi feita na noite desta terça-feira (31) por um jovem que deixou o pitbull Borys, de 5 anos, às margens da Rodovia Serafim Derenzi, em Vitória. Ele foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Maus-Tratos contra os Animais, da Assembleia Legislativa.

O cão foi abandonado dentro de um saco de lixo agonizando no último dia 22. Ele foi socorrido, mas acabou morrendo, com ferro e pedras no estômago no dia seguinte.

Leia mais sobre Cidades

“O tutor do animal disse para eu me livrar dele e falou que me pagaria R$ 17. Como eu estava bêbado, aceitei, mas não tive coragem e deixei o cachorro na mata para que alguém resgatasse”, disse.

O tutor do animal, identificado graças a um microchip implantado nele, se recusou a responder às perguntas feitas durante a CPI: “Por orientação do meu advogado, ficarei em silêncio”.

O cachorro estava no Programa Vitória da Castração Animal, por isso tinha o chip, que está associado ao CPF do seu tutor. O dono é barbeiro e morador de Vitória, mas não será identificado, pois o caso segue em investigação.

Após encontrarem o animal, moradores acionaram a CPI dos Maus-Tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Vitória.

A presidente da CPI dos Maus-Tratos, deputada Janete de Sá, convocou o tutor de Borys e testemunhas para depor, em sessão nesta terça-feira à noite.

“O tutor contratou outra pessoa para dar fim ao pitbull, mas essa pessoa não teve coragem de concluir o crime e abandonou-o agonizando. O tutor, que se diz cristão, está errado desde o início, pois, se alega que não tinha recursos para cuidar do cachorro que estava prostrado, procurasse a prefeitura”, afirma a deputada.

Laudo

Secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger disse que nesta quarta-feira (01) deve sair o resultado do laudo com a causa da morte de Borys.

A advogada e defensora dos direitos dos animais Marina Lyrio observa que o responsável pelos maus-tratos pode ser preso.

“Agora é mais difícil por não ter sido prisão em flagrante, mas a Justiça ainda pode aplicar a pena de reclusão de dois a cinco anos, aumentada de um terço a um sexto por ter havido morte do animal, e multa”, disse ela.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: