Câmara de Vitória aprova isenção de estacionamento rotativo para idosos e autistas
Pessoas com deficiência também não pagarão taxa de utilização de estacionamento rotativo, em áreas públicas da capital
Escute essa reportagem
A Câmara Municipal de Vitória aprovou nesta quarta-feira (20) a isenção do pagamento do estacionamento rotativo à pessoas idosas, com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista.
A taxa não será paga por essas pessoas ou seus condutores nos rotativos de Vitória, com limite máximo de três horas. Depois do prazo, o beneficiário terá que pagar o estacionamento, mesmo que mude de vaga.
O projeto de Lei 217/2023 ainda concede isenção a todos os motoristas que usarem o rotativo pelos primeiros dez minutos. A par5tir desse tempo, a taxa continua sendo cobrada.
Para ter o direito a isenção, o interessado deve morar em Vitória, ser cadastrado da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana e deixar sua credencial de Estaconamento Especial em local visível dentro do carro.
No caso dos autistas será necessário a comprovação da condição por meio de um laudo médico. Segundo informações do vereador Duda Brasil, atualmente são 271 vagas para idoso e 148 para deficientes na capital.
Em entrevista ao Jornal A Tribuna, o coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Aposentados, Jânio Araújo, disse que acompanhou a votação e que recebeu o resultado com alegria.
“É uma luta que existe na Câmara e na Prefeitura há mais de 20 anos. Se levarmos em consideração que 69% dos idosos do Estado ganham até um salário mínimo, qualquer economia que ele possa fazer vai ajudar a melhorar o padrão de vida dele. O dinheiro gasto com rotativo para ir ao médico ou à farmácia, por exemplo, faz falta no final das contas”, afirmou.
Comentários