Câmara de Vitória vai votar estacionamento grátis para idosos
Gratuidade pelo período de até 3 horas pode ser concedida também para pessoas com deficiência. Votação ocorre hoje
Escute essa reportagem
Idosos e pessoas com deficiência que utilizam o estacionamento rotativo em áreas públicas, em Vitória, podem ter gratuidade nas vagas nos próximos dias.
Um Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a concessão de isenção de pagamento da taxa foi enviado à Câmara Municipal de Vitória pelo prefeito da cidade, Lorenzo Pazolini, e será votado hoje na Câmara dos Vereadores.
De acordo com o projeto, enviado na semana passada à Câmara, pessoas idosas e com deficiência deverão ter em seus veículos cartões de identificação, podendo utilizar as vagas por um período de até três horas durante o dia.
No projeto, também está previsto que demais usuários do serviço de estacionamento rotativo, em Vitória, tenham 10 minutos de tolerância sempre que precisarem utilizar uma das vagas. Na capital, há 5.592 vagas disponíveis, sendo 271 vagas para idosos e 148 para pessoas com deficiência.
Segundo Pazolini, a medida atende uma solicitação da população que poderá usar o estacionamento com tempo fracionado “de maneira mais justa, com tranquilidade e valorizando a equidade com público que possui particularidades que devem ser consideradas”.
“De uma maneira ou de outra, todos se beneficiam. Nós tivemos a preocupação de alinhar a medida com a empresa que administra o serviço justamente como forma de melhoria de sua qualidade. Buscamos garantias práticas legais para que o usuário esteja ainda mais estimulado a transitar pela nossa cidade”, destacou o prefeito.
Em Cariacica, idosos e pessoas com deficiência não pagam o estacionamento rotativo por até três horas na mesma vaga destinada para este público, segundo informou a prefeitura. Para isso, é necessário que a credencial esteja no prazo de validade e visível dentro do carro. A credencial pode ser emitida na prefeitura.
Em Vila Velha, a credencial para vaga do idoso e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também libera do pagamento se o veículo estiver estacionado na vaga destinada a esses públicos. A credencial é emitida pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito.
Na Serra, a prefeitura informou que o rotativo é gratuito para idosos e pessoas com deficiência desde que eles tenham a credencial no veículo, emitida pela Secretaria de Defesa Social, pela internet. A isenção é valida pelo período máximo de utilização, de três horas, desde que o cartão de isenção esteja visível no painel do carro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
EXPECTATIVA
“Luta é de muita gente”
O professor Eduardo Luiz Ferreira Silva, 69, morador de Joana D´Arc, Vitória, conta que luta há tempos para que os idosos do município possam ter direito à gratuidade nas vagas de rotativo na capital.
“Espero que haja a aprovação. Todas as cidades da Grande Vitória, que eu saiba, já têm esse benefício, não só em prol dos idosos, mas também das pessoas com deficiência. Só em Vitória que ainda não temos. Essa luta não é só minha, mas de muita gente”, afirma.
NECESSIDADE
Dificuldades
O aposentado José Carlos Barreto Meira, de 66 anos, morador do bairro Enseada do Suá, também está na expectativa de o projeto de lei ser aprovado.
“Precisa ser gratuito. Como precisamos ir a muitos médicos, torna-se difícil tanto ficar pagando quanto estacionar em alguns locais”.
Cuidado
Quem também aprova o projeto que dá gratuidade no estacionamento rotativo para idosos e espera que se torne lei no município de Vitória é o aposentado Luiz Antonio Rodrigues, 79, do bairro Bento Ferreira.
“Afinal de contas, o idoso precisa de mais cuidado do poder público”.
ENTENDA
Projeto
> A Câmara Municipal de Vitória vota hoje o projeto de lei que pode dar gratuidade no pagamento do estacionamento rotativo para idosos e para pessoas com deficiência.
> O Projeto propõe que pessoas idosas e com deficiência, que deverão ter em seus veículos cartões de identificação, poderão utilizar as vagas por até três horas, diferente do que ocorre hoje com as vagas demarcadas.
Tolerância
> O projeto prevê ainda que demais usuários do rotativo em Vitória terão 10 minutos de tolerância.
Vagas
> Na capital, há 5.592 vagas disponíveis, sendo 271 vagas para idosos e 148 para pessoas com deficiência.
Fonte: Prefeitura e Câmara de Vitória.
Comentários