17 cidades do ES ficam de fora do mapa do turismo
Exclusão pode acarretar dificuldades para os municípios acessarem políticas públicas voltadas para o setor do turismo
Escute essa reportagem
O lançamento do novo Mapa de Turismo 2024, no dia 10 deste mês, revelou que 17 dos 78 municípios do Espírito Santo não atenderam aos critérios estabelecidos e ficaram fora da lista do segmento. Entre os excluídos, destaca-se a Região Doce Terra Morena, composta por Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Bel.
Além das cidades que compõem a Região Doce Terra Morena, também foram excluídas: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha, Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Serra, Baixo Guandu, Jerônimo Monteiro, Piúma e Presidente Kennedy.
De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), essa exclusão pode acarretar dificuldades para esses municípios acessarem políticas públicas estaduais e federais voltadas para o setor do turismo.
O secretário de Estado de Turismo, Philipe Lemos, explicou o motivo da não inclusão dos municípios no Mapa do Turismo, que segue critérios definidos por portarias do Ministério do Turismo e da Setur.
Essas portarias exigem que as gestões municipais tenham um órgão municipal de turismo, a existência de um conselho municipal de turismo e a destinação de orçamento para o fomento do setor.
Além disso, o número de empreendimentos regulares no Cadastrar prestador de serviços turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, foi ampliado de três para cinco, refletindo a necessidade de maior profissionalização e qualidade nos serviços turísticos ofertados.
“Nosso objetivo é garantir que os municípios inseridos no Mapa do Turismo estejam devidamente preparados para receber e promover o turismo de forma sustentável e organizada. Para isso, é fundamental o comprometimento efetivo das autoridades locais em desenvolver e implementar políticas públicas voltadas para o setor”, enfatizou Lemos.
Diante disso, segundo o secretário, vale destacar que os municípios excluídos vão enfrentar dificuldades em acessar políticas públicas estaduais e federais relacionadas ao turismo.
Para retornarem ao Mapa, os municípios devem organizar os documentos que comprovem o cumprimento dos critérios estabelecidos e inserir as informações no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, para avaliação por técnicos da Setur e do Ministério do Turismo.
Saiba mais
61 municípios foram catalogados
Municípios que fazem parte do Mapa do Turismo 2024
- Região Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras
Ecoporanga, Nova Venécia, Vila Pavão e Vila Valério.
- Região Caparaó Capixaba
Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.
- Região Metropolitana
Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Viana e Fundão.
- Região Montanhas Capixabas
Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta, Alfredo Chaves e Venda Nova do Imigrante.
- Região Sul Capixaba dos Vales e Café
Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui.
- Região dos Imigrantes
Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Ibiraçu, João Neiva e São Roque do Canaã.
- Região da Costa e da Imigração
Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Rio Novo do Sul.
- Região Doce Pontões Capixaba
Águia Branca, Alto Rio Novo, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte.
- Região do Verde e das Águas
Aracruz, Conceição da Barra, Jaguaré e São Mateus.
Municípios excluídos
Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, São Gabriel da Palha, Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Serra, Baixo Guandu, Jerônimo Monteiro, Piúma e Presidente Kennedy.
Fonte: Setur
Comentários