Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AUTOMOTOR

Auto Motor é uma coluna dedicada ao universo automotivo, apresentada por Jorge Moraes. Traz testes de veículos, análises, entrevistas e notícias sobre lançamentos, tecnologia, mobilidade e tendências do setor. Com linguagem acessível e conteúdo técnico de qualidade, a coluna é voltada para apaixonados por carros e para quem busca informação confiável sobre o mercado automotivo.

Sistema híbrido 48 volts vai equipar Fiat no Brasil

Fiat 600 híbrido estreia na Europa com tecnologia que será base para Compass e Toro

Jorge Moraes, Colunista de A Tribuna | 18/09/2025, 14:06 h | Atualizado em 18/09/2025, 14:06
AutoMotor

Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.



          Imagem ilustrativa da imagem Sistema híbrido 48 volts vai equipar Fiat no Brasil
Fiat 600, sucessor do 500 X no Brasil, tem tecnologia híbrida 48V, |  Foto: Divulgação

A Fiat já utiliza na Europa a tecnologia 48 volts do sistema híbrido leve. No Brasil, a Stellantis aplica o 12 volts em modelos da marca, como o Pulse e o Fastback mas o up grade da tecnologia está em desenvolvimento na base engenharia da Stellantis em Minas Gerais. A montadora está completando 50 anos no País e as celebrações começaram em Turim.

O 600 híbrido usa motor turbo 1.2 litro de 110 cavalos de potência no modo combinado com a base elétrica, a mesma que será utilizada no Jeep Compass e na picape Toro.

A caixa de transmissão é de dupla embreagem com os botões de acionamento posicionados na base do painel. O consumo aproximado pesquisado pela coluna foi de 14 km na cidade, mas depende do modo de condução do motorista.

O crossover, que gravamos na pista suspensa de Lingotto, região de Turim, mede 4,1 metros de comprimento com 78 cm de distância do solo. O porta-malas de bom espaço comporta 385 litros.

Na interna, sistema multimídia de 10,3 polegadas com CarPlay e Android sem fio que oferece navegador nativo. A cabine com interior claro remete ao luxo da marca de Turim, ou melhor, Betim (MG).

O fabricante não fala, no momento, de importação do modelo sucessor do 500 X para o mercado brasileiro. O 600 é elegante, simpático, divertido de olhar e dirigir. Mesmo que as primeiras impressões ao volante tenha acontecido em Lingotto em trecho de baixa velocidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

AutoMotor

AutoMotor, por Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.

ACESSAR Mais sobre o autor
AutoMotor

AutoMotor,por Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.

AutoMotor

Jorge Moraes

Jorge Moraes é jornalista e referência no setor automotivo brasileiro. Com mais de 28 anos de carreira, foi editor do Diário de Pernambuco, colunista do UOL, âncora da CBN Recife e apresentador do programa Auto Motor, exibido na TV Tribuna/Band. Reconhecido por sua autenticidade e expertise, já realizou coberturas internacionais nos principais salões automotivos do mundo e é palestrante e mentor, com mais de 1.000 profissionais mentorados na área automotiva.

AutoMotor

Auto Motor é uma coluna dedicada ao universo automotivo, apresentada por Jorge Moraes. Traz testes de veículos, análises, entrevistas e notícias sobre lançamentos, tecnologia, mobilidade e tendências do setor. Com linguagem acessível e conteúdo técnico de qualidade, a coluna é voltada para apaixonados por carros e para quem busca informação confiável sobre o mercado automotivo.