X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Reencontro de aluno e professora após 56 anos

Engenheiro aposentado, Hermínio Loureiro foi alfabetizado pela professora Dealdina, de 87 anos.


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Reencontro de aluno e professora após 56 anos
João Loureiro encontrou sua ex-professora Dealdina Ramos por meio de uma reportagem do jornal A Tribuna |  Foto: Leone Iglesias/AT

Um abraço após 56 anos. Foi por meio de uma reportagem do jornal A Tribuna que o engenheiro aposentado João Hermínio Loureiro, de 62 anos, reencontrou sua professora de alfabetização, Dealdina Salles Ramos, de 87 anos.

Antes mesmo de ver uma reportagem no jornal com a foto da professora, o ex-aluno havia encontrado um boletim escolar antigo. 

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui

“Quando vi o boletim, lembrei de dona Dealdina. Ela tratava os alunos com seriedade, mas era extremamente carinhosa”, lembrou o aposentado.

João estudou na mesma sala que uma das filhas de Dealdina, Maria Cândida. Anos depois, os dois também fizeram escola técnica juntos.

“Apesar de conversar com a Maria Cândida, eu nunca tinha reencontrado dona Dealdina. Quando comprei o jornal e vi a foto dela, logo pensei: 'esse encontro tem de acontecer'”, contou João, que foi aluno de Dealdina no Grupo Escolar Professor José Cunha, em Itaquari, Cariacica.

Na reportagem publicada em A Tribuna, dona Dealdina e a filha Renata Modenesi, 54, contavam sobre o auxílio de uma assistente virtual nas tarefas do dia a dia.

O ex-aluno entrou em contato, via redes sociais, com Renata. “Trocamos nossos telefones e, por ligação, já me emocionei ao conversar com dona Dealdina”.

Por mensagem, João contou sobre o caso à repórter Fernanda Coutinho, de A Tribuna, responsável pela matéria que dona Dealdina participou.

Leia mais

Aluno de 9 anos em disputa internacional de Matemática

O que a educação fez por mim: Claudeci Pereira e Aldo José Barroca

reencontro

Na última quinta-feira, a reportagem de A Tribuna acompanhou de perto o encontro dos dois, na casa de dona Dealdina, em Vila Velha. Aluno e professora se abraçaram e lembraram do tempo de escola em um café da tarde emocionado.

“Eu fiquei tão feliz quando soube que ele viria que à noite eu nem consegui dormir. As professoras, às vezes, não reconhecem todos os seus alunos, mas os alunos sempre lembram de seus professores”, disse Dealdina, que se recorda de João como um aluno muito estudioso e bem comportado.

Nascida em Fundão, dona Dealdina é a caçula entre 12 filhos e a primeira da família a seguir adiante nos estudos, tornando-se professora.

Apaixonada por arte, ela passa grande parte de suas tardes em seu ateliê, onde se dedica à pintura de telas, à costura e à leitura.

Ao todo, a professora aposentada tem sete filhos, 13 netos e sete bisnetos, com o oitavo a caminho.

Eu fiquei tão feliz quando soube que ele viria que à noite eu nem consegui dormir. Os alunos sempre lembram de seus professores Dealdina Salles Ramos, Professora
 

Leia mais

Incentivo para jovens cientistas

Invenções de alunos para melhorar saúde e dia a dia

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: