“América Latina pode virar ilha de prosperidade”, diz palestrante
No Alacero Summit 2025, Oliver Stuenkel alerta que a América Latina precisa de cooperação regional e novos parceiros para enfrentar desafios globais
Direto de Cartagena das Índias, Colômbia
A América Latina enfrenta um momento decisivo para seu desenvolvimento econômico e social, segundo Oliver Stuenkel, escritor, palestrante e professor de Relações Internacionais da FGV em São Paulo.
Durante sua apresentação no Alacero Summit 2025, em Cartagena das Índias, ao qual a reportagem da Rede Tribuna foi convidada, Stuenkel destacou a necessidade de integração entre intelectuais, setor privado e governos da região para não ficarem para trás diante de produtos altamente subsidiados, tarifas internacionais e desafios econômicos globais.
“Há pouca discussão em São Paulo, Chile ou México sobre o que realmente ocorre nos países vizinhos. Muitos desafios só podem ser enfrentados de forma coletiva, caso contrário ficamos vulneráveis à concorrência desleal”, disse.
O especialista ressaltou a importância de compreender o contexto geopolítico global. Entre 1990 e 2015, o mundo viveu um período de estabilidade política inédita, com os EUA como única superpotência, permitindo integração global das cadeias de valor e avanços econômicos expressivos: redução da pobreza, aumento da alfabetização e crescimento econômico.
“Foi a primeira vez na história em que uma potência conseguiu construir um sistema de cooperação global com outra ascendente, a China. Mas esse consenso terminou em 2015, quando os EUA perceberam as ambições próprias da China”.
No novo cenário global, marcado por tensões mais permanentes entre grandes potências, a América Latina precisa diversificar mercados e parcerias internacionais.
Stuenkel reforçou que a região pode se tornar uma “ilha de prosperidade” se adotar uma política de neutralidade ativa, mantendo relações com todas as potências, independentemente de governos de esquerda ou direita. “A América Latina é parte da solução, e não dos problemas”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários