Totens já foram acionados mais de 370 vezes e ajudaram a prender 457 bandidos
Equipamentos estão em operação desde agosto. Instalados em 40 pontos estratégicos, já foram acionados mais de 370 vezes

Em operação desde agosto deste ano, os totens de segurança instalados em 40 pontos na Grande Vitória já receberam mais de 370 acionamentos e 148 ocorrências.
Interligados 24 horas ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), os totens, juntamente com outras ferramentas, já contribuíram para a prisão de 457 pessoas com mandados de prisão em aberto.
Segundo o coordenador do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Leandro Menezes, os totens vêm sendo utilizados principalmente por pessoas que procuram orientações, denunciam situações de violência, acidentes de trânsito, brigas em via pública, consumo de drogas ou até a presença de pessoas armadas, casos de furtos e roubos e outros.
Os totens são equipados com câmeras de reconhecimento facial e de placas de veículos, contam com giroflex semelhante ao das viaturas policiais, comunicadores, botão de comunicação direta com o Ciodes 190, câmeras 360° e sistema de mensagens automáticas de áudio. “Foram 374 acionamentos até hoje (ontem) e 148 ocorrências geradas”.
O governador Renato Casagrande destacou que os totens de segurança não são apenas um monumento, mas sim uma ferramenta tecnológica a serviço da população.
“São estruturas completas de segurança. Neles, fazemos reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e temos comunicação direta com o Ciodes. Estão equipados com câmeras, giroflex e toda a tecnologia que utilizamos hoje na segurança pública. Tudo isso está embarcado nessas torres, e é por isso que elas têm apresentado resultados tão positivos”, pontuou.
“Esses totens, na verdade, representam uma viatura, um posto de polícia eletrônico com tecnologia à disposição da sociedade”, afirmou Casagrande, destacando ser um passo a mais que o governo está dando para encurralar quem comete crime no Estado.
“Além de você ter um local onde a pessoa pode, em caso de emergência, acionar o Ciodes efetivamente, também tem ali uma oportunidade de pedir ajuda em situações como um acidente de trânsito ou qualquer outro problema que a pessoa esteja vivenciando e precise de contato com o Ciodes”.
Isso, segundo ele, inibe a prática do crime naquela região. “Pessoas que estavam ali, consumindo ou comercializando drogas, sabem que estão sendo vigiadas — e vigiadas 24 horas por dia, 7 dias por semana. É a tecnologia jogando a nosso favor”, finalizou.
O que eles dizem

Novo passo
“Implantamos 40 totens e, agora, estamos avaliando o desempenho e os resultados efetivos nas áreas onde estão instalados. Assim que tivermos um estudo completo, daremos um novo passo para ampliar a implantação dessas torres, fortalecendo ainda mais a presença do Estado e da polícia.” destaca, Renato Casagrande, governador do Estado

Resultados
“Estado Presente com integração, inteligência e investimentos. O reconhecimento facial está ajudando a tirar foragidos de circulação. A tecnologia está aliada às nossas Forças de Segurança, mostrando resultados efetivos para a sociedade capixaba. Vamos seguir trabalhando — e vem muito mais por aí.” destaca, Ricardo Ferraço, vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente
Saiba Mais
Totens de segurança
Os equipamentos – com quatro metros de altura – contam com seis câmeras, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, além de outros recursos. Eles foram implantados em 40 pontos da Grande Vitória.
Na parte superior, há câmera que gira 360º, com zoom de um quilômetro, além de um giroflex, como os de viaturas.
Identificação facial
No meio dos totens, foram instaladas quatro câmeras, sendo uma em cada direção. Elas são capazes de ler placas de veículos e de fazer reconhecimento facial de pessoas com mandados de prisão em aberto ou suspeitas de crimes.
Botão de emergência
Eles dispõem de botão de comunicação – uma espécie de botão do pânico – por meio do qual qualquer cidadão poderá falar com o Ciodes 190.
Ele pode ser acionado, por exemplo, em casos de assaltos, furtos, acidentes de trânsito ou qualquer outra ocorrência em andamento que necessite de comunicação rápida.
O sistema é totalmente integrado ao ecossistema de segurança pública do Governo do Estado, atuando em conjunto com o Cerco Inteligente e o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes 190).
Locais onde estão instalados
Vitória
Parque Moscoso
Praça Costa Pereira - Centro
Praça Princesa Isabel - Centro
Praça do Papa, Enseada do Suá
Enseada do Suá (frente ao Shopping Vitória)
Reta da Penha (próximo ao Boulevard e Centro da Praia)
Praça dos Namorados, na Praia do Canto
Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto
Praça de Itararé
Jardim da Penha, próximo à Ufes
Nova Orla da Ilha das Caieiras
Praia de Camburi - próximo ao píer de Iemanjá
Parque da Vale
Serra
Jardim Limoeiro
Praça de Novo Horizonte
Laranjeiras, na avenida Central com Norte Sul
Parque Residencial Laranjeiras
Laranjeiras (próximo ao Shopping Montserrat
Serra-Sede
Saída da Vale
Jacaraípe
Vila Velha
Cobilândia
Glória (2 pontos)
Praça Duque de Caxias
Prainha
Praia da Costa (final)
Itapuã, na avenida Resplendor
Praça de Coqueiral
Praça do Ciclista
Praça de Gaivotas
Cariacica
Avenida Expedito Garcia (dois pontos)
Mercado Municipal Cariacica
Jardim América

Viana
Marcílio de Noronha (praça)
Centro de Viana
Guarapari
Divisa da Areia Preta e Castanheiras
Centro Muquiçaba
Praia do Morro
Fonte: Governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários