“Cinquentona” Fiat vai manter liderança de vendas
Com a Strada na liderança, Fiat mantém hegemonia e segue desafiando concorrentes no Brasil

A Fiat que produz pouco mais de 1,8 mil carros por dia, chegando a média anual de 600 mil veículos é uma cinquentona, com todo respeito, reverenciada na Europa pelo seu desempenho no Brasil.
A empresa tem capilaridade para fazer da Strada o veículo mais vendido do País nos últimos cinco anos. Uma receita com vários ingredientes e versões que fazem a picape compacta vencer um clássico contra um carro de passeio.
Modelo de estratégia de negócio que facilita a vida dos revendedores e influencia as novas empresas da Stellantis, que compartilham partes, e transformam o complexo de vendas, das marcas vizinhas (Peugeot, Citroen, Jeep, RAM, Leap) em um “negócio conectado”. A chinesa Leap Motor está chegando.
Mas nem tudo é sobre liderança e sim engajamento porque a Fiat acordou a tempo para correr contra a “nova concorrência” sendo ela estrangeira ou não. Os chineses mudaram o mercado brasileiro a favor do consumidor que passou a exigir mais e olhe que não é fácil competir com a mão de obra de fora com a produção verticalizada dos produtos e o modo de condução da fabricação na China.
Mas Fastback, Pulse, Toro, Mobi, Argo, Titano, Scudo, Ducato deixaram a linha de defesa no jogo comercial e passaram a fechar o meio de campo e contra atacar. Deu certo? Está dando.
Os números dizem isso. E vamos focar na número um. Só da Strada já são mais de 93 mil unidades este ano e veja bem... Os números não param porque 371 mil Fiat vendidos entre janeiro e setembro asseguram o primeiro lugar com 21,1% de participação.
Sorriso no rosto do vice presidente Frederico Battaglia, que em Turim conversou com a coluna e disse: “continuamos a trabalhar para manter a admiração dos brasileiros. Dos últimos 25 anos, a Fiat está há 19 em primeiro lugar”. Perguntei: então qual é o segredo? Preço, resposta rápida do pós-venda e confiabilidade? A marca de Betim mudou de patamar.
Battaglia diz que a empresa tem o espírito de desafiar o mercado como se ela não fosse a líder e isso é desde sempre. “Uma constante ao longo da nossa história”. Os carros de maior sucesso da marca praticamente não tem concorrentes. “Veja a Strada, Toro e Fastback”. Ele aqui exagera um pouco mas seguimos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários