Aprenda a fazer ravióli de queijo com molho de tomate e manjericão
Chef ensina a preparar prato que pode ser degustado no almoço de domingo, em ocasiões especiais ou no dia a dia

É difícil resistir a uma boa massa, seja no almoço de domingo, ocasiões especiais ou no dia a dia.
Mas se você é do time que só sabe fazer macarrão, nesta sexta-feira (26) o “Como fazer” vai te ensinar a preparar um ravióli pomodorini e basilico – ravióli de queijos com molho de tomate e manjericão.
O prato é um dos mais tradicionais da Itália. Sua origem remonta à Idade Média, com registros de receitas já no século XIV em regiões como Ligúria e Toscana.
E quem vai ensinar a receita é o chef Eduardo Gava, proprietário da Nonna Barberina Cozinha Italiana, localizada em Jardim da Penha, que abriu às portas para preparar o prato com recheio de queijo muçarela e ricota.
A massa, que serve duas pessoas, é preparada com trigo italiano e ovos caipiras, que, segundo o chef, dá um toque todo especial à receita. Para o molho, você vai precisar de tomates-cereja ou holandês e manjericão a gosto.
Para ter uma massa com cozimento ideal, Eduardo dá a dica: “O segredo é ter bastante água e acrescentar o sal quando a água levantar fervura. E não coloque óleo! Ele atrapalha a massa de aderir ao molho”, explica o chef.
Apenas dois minutos é o tempo que a massa leva para cozinhar. Já aqueles que não têm paciência de fazer todo preparo da massa, é possível também comprá-la na Nonna Barberina para que o ravióli seja finalizado em casa.
Neste preparo há, porém, uma diferença, que faz com que muitas pessoas errem no ponto do ravióli, explica Eduardo.
“A massa congelada precisa ser tirada do freezer e ser levada imediatamente para o cozimento. O tempo para cozinhar, por estar congelada, é de cinco minutos”, explica o chef. O Instagram do restaurante é @nonnabarberina.
Confira o passo a passo com o chef Eduardo Gava
Confira a receita
Ingredientes

400 gramas de ravióli recheado com mix de queijo.
100 a 120 gramas de queijo muçarela e também de ricota.
200 a 300 gramas de tomate-cereja ou holandês.
20 gramas de alho.
50 gramas de cebola.
Sal.
Fio de azeite.
Manjericão a gosto.
Ervas finas a gosto.
parmesão a gosto.
Modo de preparo
Passo 1
Prepare a massa. Para cada 100 gramas de trigo, use um ovo. Misture todos os ingredientes. Em seguida, sove a massa, deixe descansar, para depois – quando o recheio estiver pronto – abri-la na máquina ou rolo.
Para fazer o recheio, misture em uma tigela a muçarela ralada e a ricota. Acrescente ervas finas. Com um garfo, misture todos os ingredientes até atingirem a consistência em que seja possível formar bolinhas.
Passo 2
Com a massa preparada, abra-a em uma superfície e distribua o recheio apenas de um lado da massa. Dobre a massa pela metade e cubra o recheio.
Sele as bordas e finalize o fechamento do ravióli utilizando uma carretilha de massa ou pressionando com um garfo.
Passo 3
Coloque a água para ferver. Use uma panela grande com bastante água.
Passo 4
Para o molho, coloque um fio de azeite em uma panela e doure o alho. Acrescente a cebola até que ela doure.
Em seguida, acrescente os tomates cortados e um pitada de sal. Deixe o tomate dar uma leve “fritada”, e abafe a panela com uma tampa até que ele fique completamente cozido.
Acrescente o manjericão e com o fogo baixo aguarde até que o molho incorpore o sabor da erva.
Passo 5
Nesse momento, provavelmente a água de cozimento da massa já estará fervendo.
Quando a água levantar fervura, acrescente o sal.
Com auxílio de uma colher, crie um círculo na água e acrescente o ravióli. O círculo não deixará que a massa grude na panela. Cozinhe o ravióli por 2 minutos.
Passo 6
Se preferir, aqueça uma panela e cubra-a com um fio de azeite ou um pouco de manteiga. Retire o ravióli da água com auxílio de uma peneira e incorpore-o ao azeite ou à manteiga.
Montagem do prato
Leve o ravióli para um prato e acrescente o molho de tomate. Finalize com folhas de manjericão e queijo parmesão ralado. Agora é só se deliciar!
+ Dica Extra
Segredo

O segredo para cozinhar a massa de forma correta é usar, para cada 100 gramas de massa, 1 litro de água fervente.
Só acrescente o sal quando a água estiver fervendo.
Na água de cozimento, tanto de ravióli quanto de macarrão, não deve ser colocado óleo. O item atrapalha a incorporação do molho à massa.
Na hora de preparar o molho, colocar o alho para dourar antes da cebola faz com que o alho fique mais frito, já que a cebola para a cocção do alho.
Massas frescas levam cerca de 2 minutos para serem cozidas. Já massas congeladas devem ser levadas imediatamente, após serem retiradas do freezer, para cozimento. Nesses casos, o cozimento é de cerca de 5 minutos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários