Saiba como identificar câncer nos olhos de crianças
Reflexo branco em fotos com flash, estrabismo e baixa visão estão entre os sinais do retinoblastoma

Em meio a atividades lúdicas, como pintura no rosto e em papel, com direito à presença de princesa, super-herói e do mascote da campanha “De Olho nos Olhinhos”, crianças e seus responsáveis participaram no sábado (13) de um evento de conscientização, em Vitória.
A campanha, que é nacional, foi criada pelo apresentador Tiago Leifert e a esposa, Diana, após a filha do casal, Lua, ser diagnosticada com retinoblastoma nos dois olhos aos 11 meses de idade.
O retinoblastoma é um câncer ocular raro, que pode ser identificado com o sinal do reflexo branco nos olhos em fotos com flash, estrabismo (olho desviando), baixa visão ou quando um olho fica mais aumentado, explicou Carolina Zuccolotto, oftalmopediatra e especialista em estrabismo adulto e infantil do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba).

O diretor-geral do Himaba, Cláudio Amorim, afirmou que a campanha vem reforçar um programa do Estado.
“Desde 2023, o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), criou a oftalmologia pediátrica do Himaba. Em dois anos, foram mais de 32 mil atendimentos de consultas e exames e mais 1.500 cirurgias de estrabismo e outras cirurgias”.
Carolina Zuccolotto explicou que, na maternidade, é obrigatório fazer o teste do olhinho. E que o ideal é a primeira consulta ser feita entre os seis meses e 1 ano de vida.
Segundo ela, o tratamento depende do estágio e pode ser quimioterapia, radioterapia ou até a remoção do olho. “Mas, se tratado no início, consegue preservar a visão”.
Carolina acrescentou que é comum haver um desvio ocular até os 6 meses. “Porém, é importante a avaliação oftalmológica, pois a gente consegue fazer o rastreio”.
O motorista carreteiro Philipe Bonine Reis, de 39 anos, conta que foi por meio de uma foto que veio a suspeita de que seu filho João Moreira Bonine Reis, 4 anos, poderia ter retinoblastoma. João tinha 4 meses.
“Primeiro, ele foi diagnosticado com glaucoma. Fomos para uma médica que identificou o retinoblastoma e ele fez quimioterapia, mas foi preciso remover o olho direito. Ele tem uma prótese e tem uma vida normal”. Philipe compartilha a história do filho no Instagram @juntospelojoao_
Saiba Mais
Retinoblastoma
É um câncer ocular raro, que pode ser identificado com o sinal do reflexo branco nos olhos em fotos com flash, estrabismo (olho desviando), baixa visão ou quando um olho fica mais aumentado.
Pode ocorrer desde o nascimento até os 5 anos de idade, prevalecendo por volta dos 2 anos.
Diagnóstico
Na maternidade, é obrigatório fazer o teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho.
É um exame que avalia o reflexo da luz nos olhos do recém-nascido para detectar problemas visuais graves, como catarata congênita ou retinoblastoma.
O ideal é que os pais sempre estejam atentos aos sinais e que a primeira consulta seja feita entre os 6 meses e 1 ano de vida.
Consultas regulares com um oftalmopediatra podem permitir o diagnóstico bem no início, o que pode evitar complicações futuras.
Tratamento
O tratamento depende do estágio e pode ser quimioterapia, radioterapia ou até a remoção do olho.
Campanha
Uma ação de conscientização da campanha “De Olho nos Olhinhos” foi realizada ontem, em Vitória.
Especialistas do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) orientaram pais sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma.
Além de orientações e informações sobre a saúde ocular infantil, a programação contou com atividades recreativas para as crianças, como pintura na pele, em papel, além da presença de super-heróis.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários