Em que você deposita a sua felicidade?
Diversificar os pilares da felicidade ajuda a enfrentar frustrações e fortalece a saúde emocional
A busca da felicidade e do bem-estar faz parte da vida de todo ser humano. Tudo o que se faz é para proporcionar de alguma forma a realização dos seus sonhos e da conquista de suas metas. É dessa forma que cada um traça suas metas e o modo como vai alcançar aquilo que planejou.
A forma como você planeja a sua vida, por mais organizada e estruturada que ela seja, necessita frequentemente de ajustes e de redefinições.
Há pessoas que lidam bem com essas mudanças, outras, não. A frustração faz parte de qualquer projeto, então, a sua capacidade de se readaptar quando um plano der errado fará com que obtenha sucesso.
Quando algo dá errado na sua vida e você não tem outro caminho, outra possibilidade desenhada, você entra em sofrimento. Há pessoas que colocam a felicidade delas na mão do outro ou de uma coisa só.
Isso não é bom porque ela ficará restrita à uma única possibilidade. Por exemplo: “Se eu não conseguir este emprego eu estou acabada. Se eu não conseguir passar nesse concurso, estou perdido”.
Tenha sempre um plano B, C, D e outros quando se deparar com uma dificuldade ou uma frustração. Vive-se mais feliz e melhor quem lida melhor com as suas frustrações e fracassos.
Você precisa criar pilares de alegria e de felicidade na tua vida. Seja feliz com seu filho, com sua academia, com seu trabalho, com sua família, com sua série, com sua meditação, com seu livro, com seus amigos, com sua religião.
Tenha vários pilares de felicidade, porque se um desses pilares cair os outros te sustentam. Diversifique sempre as suas fontes de felicidade para diminuir os riscos que você possa sofrer em alguma situação que cause danos à sua saúde mental.
Quem fica dependente de uma única fonte de alegria, como o trabalho ou um relacionamento, corre mais o risco de sofrer uma depressão ou ansiedade.
Ao diversificar suas fontes de prazer, você desenvolverá mais facilmente estratégias de enfrentamento caso algum plano não saia como planejou.
Desenvolva a sua independência e individualidade para não ficar refém de um tipo de relacionamento que pode te aprisionar emocionalmente.
Relacionamentos saudáveis são aqueles em que duas pessoas completas se unem sem dependência emocional e não aqueles em que uma é responsável pela felicidade da outra.
O dia em que seu pilar principal desabar, você terá que aprender a reconstruir a sua felicidade. Uma demissão, relacionamento que acaba podem gerar um grande desespero e um vazio por ter apostado todas as fichas num único ponto.
Nesse momento você terá que descobrir outras fontes de alegria e como isso te leva a uma felicidade mais verdadeira.
Se você se sente, frequentemente infeliz e descontente com aspectos de sua vida, avalie quais são nesse momento os seus pilares de felicidade.
Procure a todo instante construir novas fontes de satisfação e alegria. Faça algo que te proporcione bem estar: aprenda uma nova língua, adote um animalzinho, pinte, escreva, desenhe, cozinhe ou faça jardinagem.
Tudo isso pode se configurar como atividades saudáveis proporcionadoras de bem-estar diante de frustrações e perdas que possa sofrer.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



