Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família, por Cláudio Miranda

Colunista

Cláudio Miranda, terapeuta de Família e Psicopedagogo Clínico

Os fracassos te levam a conquistas

A verdadeira força está em transformar quedas em aprendizado e crescimento

Cláudio Miranda, Colunista de A Tribuna | 01/09/2025, 12:11 h | Atualizado em 01/09/2025, 12:11

Imagem ilustrativa da imagem Os fracassos te levam a conquistas
Cláudio Miranda é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. |  Foto: Reprodução/Jornal A Tribuna

Na vida, o tempo todo você se depara com um problema e com uma dificuldade. É dessa forma que se exercita e adquire força para lidar com o dia a dia na busca de uma nova solução. A sensação de superação de um desafio é maravilhosa e empoderadora.

Ao se levantar de uma queda, significa que você superou aquela limitação e que você foi vencedor. Com o passar dos dias, você deixa de ter medo das dificuldades que chegam a cada momento. É dessa forma, então, que vai se fortalecendo e adquirindo a capacidade de enfrentar novos desafios. E nos casos em que você encontrar mais dificuldades, poderá pedir ajuda e exercitar a sua humildade e a força do grupo.

Às vezes a sua vergonha dos erros e fracassos te fazem paralisar e recuar diante das suas possibilidades de novas conquistas. Muitas vezes uma educação repressora e baseada em críticas nos faz recuar diante de desafios. Isso pode acontecer tanto no ambiente familiar quanto no social. Você acaba incorporando uma crença de que é incompetente e incapaz apenas porque errou. Com o tempo, você deixa de tentar e passa a aceitar viver uma vida de limitações e tristeza, mesmo tendo uma luz interior que foi apagada e não valorizada.

É o seu caráter, resiliência, coragem, integridade e força interior que te faz agir e superar suas limitações. O seu lugar na sociedade, suas conquistas profissionais e bens materiais surgiram a partir de seus erros e falhas. É comum coisas externas e temporárias fugirem, às vezes, do seu controle.

Vivemos numa cultura do sucesso, num mundo que celebra apenas o resultado final e a vitória. Isso gera ansiedade, medo do fracasso e uma identidade frágil. Procure se libertar desse sentimento e dessa ideia negativa a todo momento. Construa em você a ideia de que pode mais.

O que devemos celebrar de verdade não é o não cair, mas a coragem de se levantar. Isso constrói uma identidade muito mais forte e consciente. Por que devemos esconder suas quedas? Como pode criar um ambiente (em casa, no trabalho) que valorize mais as suas tentativas do que apenas o sucesso imediato? O seu erro não é o fim; e sim, um chamado para a aventura mais importante.

Não é o fracasso que te define, mas o seu processo de se levantar e de continuar. Então, aceite suas quedas, erros, fracassos, decepções e perdas. Na escuridão nos erguemos quando aceitamos que a luz e a sombra coabitam dentro de nós.

Há momentos em que você terá que escolher entre ficar no chão ou se mover. Isso envolve auto perdão, aprendizado, paciência e uma dose de coragem a seu favor. Aí, você passa a ter uma nova identidade porque quem emerge dessa situação não é a mesma pessoa que caiu. É alguém mais sábio, mais forte e mais humilde. A queda se torna parte da sua história e não a sua definição.

Com o tempo você começa a perceber que o que te define é o seu caminho, é a jornada do herói que há em você. Você passa a viver o seu processo diário de crescimento pessoal e não mais tão somente o resultado. Ao focar na sua caminhada, vive mais o seu momento presente diminuindo as cobranças internas e a ansiedade de ter que ser perfeito.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: