O seu ponto de vista pode curar ou ferir
Reflexão mostra como os pontos de vista moldam nossa forma de viver e conviver em sociedade
É muito comum ouvirmos alguém falar: do meu ponto de vista, eu penso assim e assado. Do ponto de vista da ciência, tal coisa é assim e assado. Do ponto de vista da saúde mental, tal comportamento se justifica devido a isso e isso e isso.
Ponto de vista é a forma como você vê e analisa o mundo. Se você vê o mundo mais de forma desequilibrada, você precisa experimentar novos lugares, novos pensamentos, novas amizades e novos convívios.
Ele é a maneira como uma pessoa percebe ou interpreta determinada situação, ideia ou acontecimento. Ele é influenciado constantemente por experiências pessoais, valores, crenças, cultura e emoções na sociedade na qual está inserido.
Sendo assim, o seu ponto de vista não pode normatizar a guerra, a discórdia, e fazer defesa ao desentendimento, ao preconceito e ao racismo.
O ponto de vista de alguém não é uma ideia absoluta que não pode ser questionada. Há pessoas com visão de mundo muito equivocadas e ruins e que não podem ser aceitas na sociedade.
O seu ponto de vista fala daquilo que está dentro de você. Ele sempre falará de onde você está, tanto fisicamente quanto emocionalmente.
As suas crenças e os seus valores; os seus amores e suas dores. Tudo isso sinaliza como você é e como você olha o mundo.
Alguém cujo ponto de vista nunca muda estará dizendo que ela se tornou uma pessoa rígida e enraizada.
Em cada idade, possuímos uma forma de ver o mundo que pode ser mais positiva ou mais negativa. Sua forma de elaborar os fatos que chegam a você sofre sempre interferências externas o tempo todo. É assim que nós evoluímos em coletividade.
Há pessoas que acham a vida dura e difícil, às vezes triste. Outras insistem que enxergam positividade e possibilidades em tudo que chega até ela.
O viver é um convite para experimentarmos, a todo momento, novas cores e novos sabores. Frequentemente temos a oportunidade de nos sentar em outro lugar e viver novas experiências. Doenças de fundo emocional e determinados desequilíbrios mentais podem afetar profundamente o olhar que temos do mundo e de si mesmo.
Com o passar dos anos, vamos adquirindo novas formas de lidar com nossos pensamentos e crenças. Cada pessoa está posicionada em determinado lugar da vida. Algumas vezes, isso pode gerar guerra ou discórdia.
Ao longo da vida, vamos desenvolvendo a capacidade de entender como o outro pensa e se comporta. Quando isso acontece, vive-se em paz e harmonia.
À medida que amadurecemos, vamos percebendo que as diferenças de pensamentos fazem sentido na vida. Na vida em sociedade, somos colocados à prova constantemente.
Somos forçados a ver o outro fora de nós, e passamos a perceber que tudo é possível, toda ideia é possível de se conviver.
O desafio do ser humano é transformar suas crenças e pontos de vista em ideias estruturantes e harmonizadas.
Uma forma de pensar equivocada pode gerar danos para você ou para os outros. Se for algo danoso, você precisará de um reposicionamento na sua forma de pensar e de agir.
O seu ponto de vista, seja o que for, deve ser bom para você e para o grupo, senão ele poderá ser um criador de mais problemas e mais dor.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



