Museu também é programa para crianças
Museus preservam a história e inspiram novas gerações com arte, cultura e reflexão
Segundo diversas estimativas de cientistas, a Terra existe há cerca de 4,5 bilhões de anos. Ao longo de todo esse período, diferentes civilizações habitaram e percorreram os quatro cantos do planeta. Muitas delas, no entanto, desapareceram graças inúmeros motivos, por exemplo, desastres naturais, como terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas, conflitos entre territórios e nações e degradação do meio ambiente.
Felizmente, temos diversos registros históricos sobre essas civilizações graças a pinturas, esculturas, roupas e objetos. Muitos desses itens estão expostos em museus localizados nos cinco continentes e se tornaram relíquias da história da humanidade.
Os museus, sejam os mais conhecidos mundialmente, sejam os de alcance mais regional, têm essa nobre missão: de pesquisar, colecionar, conservar, interpretar e expor o patrimônio material e imaterial de cidades, estados e países. Os materiais são monumentos, obras de arte, pinturas, objetos, ou seja, bens tangíveis. Os imateriais, por sua vez, são tradições e expressões transmitidas de uma geração para a outra, como as músicas, as danças, as festas e a culinária de um povo ou região.
Muito mais do que instrumentos para reviver, preservar e homenagear o passado, os museus têm o poder de estimular o pensamento crítico e levar-nos à reflexão sobre o presente e o futuro.
Ao visitá-los, admiramos a inteligência, a criatividade e a perspicácia das civilizações antigas, mas também somos convidados a questionar seus costumes e os fatos históricos que determinaram suas formas de viver e seus desaparecimentos.
Visto ser tão rico, esse é um privilégio que não deve ser exclusivo dos adultos. As crianças também devem conhecer a riqueza dos museus e desenvolver essa capacidade de observar, com respeito e o adequado comportamento que o ambiente exige, as obras expostas, analisá-las e fazer perguntas para formar sua própria opinião e conhecer a própria história.
Esses lugares repletos de história, arte e cultura estimulam a criatividade, a expressão artística e o senso coletivo de alunos de todas as idades, das crianças aos adolescentes. Isso porque o contato com a arte os torna mais sensíveis à estética e amplia o conhecimento geral, mas também trabalha os valores humanos e apresenta as realidades das sociedades.
Sendo assim, é importante que pais e responsáveis, além de escolas e professores, percebam a ida e a vivência em museus não só como uma oportunidade de passeio cultural em família e com amigos, mas ainda como uma parte relevante da formação integral, que contempla o intelectual, o social e o emocional, entre outros aspectos, da próxima geração.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



