Setembro Dourado: atenção aos sinais que salvam vidas
Setembro Dourado reforça a conscientização sobre câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce
Iniciamos o mês com uma campanha de grande importância: o Setembro Dourado. Esse movimento global busca ampliar a conscientização sobre o câncer infantojuvenil, divulgando informações sobre sintomas e sinais que exigem atenção de pais e responsáveis, e reforçando a importância do diagnóstico precoce e do apoio às crianças, adolescentes e famílias que enfrentam essa luta.
Apesar de ter incidência menor do que em adultos, o câncer é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A instituição estima que quase 8 mil novos casos sejam registrados até o fim do ano. No Espírito Santo, 104 crianças e adolescentes dessa faixa etária foram diagnosticados com câncer em 2024, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O mais preocupante é que a falta ou interrupção do tratamento faz com que a taxa de mortalidade no Estado seja de 46,9 óbitos por milhão de crianças e adolescentes, enquanto a média nacional é de 42,6, segundo o Panorama da Oncologia Pediátrica, do Instituto Desiderata. Diante deste cenário, reafirmamos que a informação é uma aliada poderosa.
Quando o diagnóstico é feito precocemente e o tratamento é iniciado, as chances de cura podem ultrapassar 70%. É importante que todos que convivem com a criança estejam atentos aos sinais que, muitas vezes, se confundem com problemas comuns da infância, como febre persistente, manchas roxas pelo corpo sem motivo aparente, dores constantes e caroços pelo corpo.
Na Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), além de divulgar informações sobre o câncer infantojuvenil, trabalhamos para que nenhuma família enfrente essa luta sozinha. Estamos aqui para garantir a continuidade do tratamento de crianças e adolescentes, promover a humanização no atendimento e minimizar os impactos psicossociais e socioeconômicos enfrentados por pacientes e familiares.
O acolhimento que eles encontram na Acacci pode tornar essa jornada mais solidária. Desde 1988, oferecemos assistência integral aos pacientes e suas famílias, com hospedagem, alimentação, transporte para tratamento, acompanhamento psicossocial e atividades recreativas, artísticas e pedagógicas, que fortalecem o bem-estar e ajudam a reduzir os impactos da doença. Em 2024, atendemos 392 pessoas, com 1.190 hospedagens e 22.080 refeições servidas.
Aproveitamos o Setembro Dourado para reforçar o convite: compartilhe informações e esteja atento aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Agir a tempo faz diferença. Ao falar sobre câncer infantojuvenil, ajudamos a quebrar o silêncio, ampliar o conhecimento sobre os sinais de alerta e incentivar que famílias busquem informação e atendimento médico o quanto antes. Que possamos seguir no compromisso com a vida, transformando histórias e semeando esperança.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



