Médicas ensinam a manter pele mais bonita no inverno
Reportagem de A Tribuna entrevistou especialistas sobre cuidados que devem ser adotados na época mais fria do ano
Escute essa reportagem

Há alguns anos o Espírito Santo não enfrentava um clima frio como neste inverno. Essa temperatura mais fria e seca, segundo especialistas, resseca a pele, que perde parte da sua proteção natural, especialmente com os banhos mais quentes.
Para amenizar o impacto das baixas temperaturas na pele, A Tribuna conversou com médicas que deram dicas para manter a pele bonita, mesmo no tempo frio.
Uma das dicas da médica Renata Melo é dar preferência a produtos com ativos hidratantes, calmantes e que fortaleçam a pele, como ácido hialurônico, ceramidas, vitamina E e manteigas vegetais.
“Já os ácidos mais fortes, como o retinoico, devem ser usados com cautela e sempre com orientação médica, pois podem causar irritação ou descamação em peles mais sensíveis. Cada pele reage de uma forma, por isso a personalização da rotina é fundamental”.
Mesmo no inverno, segundo a dermatologista Karina Mazzini, a lavagem do rosto deve continuar sendo realizada.
“Quem tem pele oleosa, pode manter o sabonete específico. Mas para peles normais a secas, eu indico sabonetes mais hidratantes. Já para peles extrassecas, podemos usar os sabonetes com óleos ou até mesmo sabonetes que são óleos de banho, que são ótimos para esse tipo de pele”.
Para quem deseja um cuidado mais “profundo”, esta época, segundo Karina, é ideal para os tratamentos feitos com laser.
“Costumo indicar o laser de CO2 nessa época, que é mais potente do que os lasers mais leves. Temos agora o laser de CO2 de pulso frio, que é menos agressivo, tem energia mais baixa e não queima tanto a pele, mas alcança uma profundidade maior na derme, estimulando muito a formação de colágeno”.
Para um resultado ainda melhor da pele, Karina explica que pode ser associado o PDRN, substância derivada do esperma do salmão. “Essa substância é regeneradora”.
Outro tratamento indicado pela dermatologista Oliete Guerra é a nova radiofrequência, da Coreia do Sul, a Eladerm.
“Ela age nas camadas da pele promovendo contração. Essa radiofrequência consegue alcançar camadas profundas, o que ajuda a dar firmeza, e também atua nas camadas mais superficiais, melhorando o colágeno”.
Dicas
1 Intensifique a hidratação
O frio e o ar seco fazem a pele perder mais água. Para evitar o ressecamento, use hidratantes potentes com ativos como ácido hialurônico, ceramidas, pantenol e manteigas vegetais. A dica é aplicar o produto logo após o banho, com a pele ainda úmida, o que ajuda na absorção e prolonga o efeito hidratante.
2 Adapte o sabonete ao seu tipo de pele
Vale trocar o sabonete por versões mais hidratantes, principalmente se sua pele for seca. Para extrassecas, opte por sabonetes com óleos. Quem tem pele oleosa pode continuar com o de controle de oleosidade.
3 Evite banhos muito quentes
A água quente retira a camada protetora natural da pele, deixando-a ainda mais ressecada. Sempre que possível, prefira banhos mornos e rápidos.
4 Não abandone o protetor solar
Mesmo com o tempo frio ou nublado, a radiação solar continua presente e pode prejudicar a pele. O uso do filtro solar é essencial todos os dias, inclusive dentro de casa, especialmente para quem usa ácidos ou faz procedimentos.
5 Aproveite para fazer procedimentos estéticos
Essa é a melhor época para tratamentos como laser de CO2 de pulso frio (menos agressivo, mas alcança uma profundidade maior na derme, estimulando intensamente o colágeno); nova radiofrequência microagulhada sul coreana, Eladerm (utiliza gás criogênico e sistema a vácuo que proporciona maior conforto ao paciente, além de tratar rugas, manchas e flacidez).
Alguns tratamentos podem ser associados às tecnologias, dentre eles substâncias como exossomos ou PDRN (derivado do esperma do salmão), que potencializam a regeneração, hidratam e rejuvenescem a pele.
6 Hidratação também vem de dentro
Beba bastante água, mesmo nos dias frios. A hidratação interna é tão importante quanto a externa para manter a pele saudável, bonita e viçosa.
Fonte: Especialistas consultadas.
Pele oleosa
Rotina de autocuidados

Com a pele mista, com tendência a ser mais oleosa, a pedagoga Bianca Altoé, 29 anos, adota alguns cuidados especiais durante o inverno.
“Geralmente uso sérum de pele oleosa, mas passo hidratante após”, contou. “Além disso, lavo o rosto sempre com água gelada, bebo muita água, uso protetor solar e passo hidratante antes de me maquiar”.
Agora no inverno, Bianca contou ainda que gosta de fazer limpeza de pele, além de ir à dermatologista para aplicar ácido clareador.
“Aos domingos, costumo usar esfoliante e argila na pele e hidratar o cabelo”.
Opiniões


MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários