X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mais de 30 mil livros nas bibliotecas

O centro de Vitória abriga três espaços destinados a pesquisas, leituras e empréstimos de obras de forma gratuita


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 30 mil livros nas bibliotecas
A bibliotecária Elizete Caser conta que há cerca de 20 mil livros na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim |  Foto: Fábio Nunes / AT

A leitura é capaz de transportar as pessoas aos mais diversos períodos, lugares e até mesmo a dimensões imaginárias. Referência no assunto, o centro de Vitória reúne mais de 30 mil exemplares em espaços como a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, a Biblioteca de Apoio Maria Stella de Novaes, do Arquivo Público, e a biblioteca do Sesc Glória.

Na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, mais de 20 mil volumes podem ser encontrados nas prateleiras, de acordo com a bibliotecária Elizete Caser.

Leia mais sobre Vem pro Centro

“A biblioteca já funcionou em vários locais. Ela foi criada em 1941 com o nome de Biblio-Pinacoteca. Em 2016 veio aqui para o Casarão Cerqueira Lima, onde funciona atualmente”.

O nome do local é uma homenagem ao filho do Barão de Monjardim. Adelpho era escritor e foi autor de várias obras, dentre elas “Tesouro da Ilha da Trindade”, “Novelas Sombrias”, “Vitória Física”, “A Baía de Vitória” e “Bolívar e Caxias, Paralelo entre Duas Vidas”.

Entre o acervo, exemplares de literatura ganham destaque. “São aproximadamente 20 mil volumes divididos entre literatura, áreas do conhecimento, Educação, Filosofia, Psicologia, Direito, Administração, Geografia, História, entre outros. Temos também um acervo em Braille e audiolivros”.

Os exemplares que estão no local podem ser alugados por qualquer pessoa, mediante um cadastro. O tempo de empréstimo é de 10 dias, podendo ser renovado, a depender da procura do exemplar.

“Além do empréstimo, nós realizamos eventos voltados para o universo literário. Para participar, basta se informar sobre o dia e horários no site da Prefeitura de Vitória, onde são divulgadas as programações”.

O projeto de promoção da leitura “Viagem Pela Literatura” é desenvolvido há 30 anos. “São diversas atividades como contação de histórias, encontro com os escritores, palestras, teatro. Nós usamos, geralmente, as datas temáticas, comemorativas, para realizar os eventos. Como este mês é o mês das mulheres, estamos fazendo palestras e saraus, por exemplo”.

Além disso, o local também abriga a Banca Troca de Livros, que é realizada na última segunda-feira de cada mês.

“A Banca Troca de Livros é uma forma dos livros circularem e as pessoas terem a oportunidade de trocar os livros que têm em casa, que já leram, por outro. O livro em bom estado de conservação pode ser trocado por um que esteja na banca. O livro também não pode ser didático”, explicou.

Pesquisa em microfilmes

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 30 mil livros nas bibliotecas
Fernando Soares utiliza a Biblioteca de Apoio Maria Stella de Novaes para realizar suas pesquisas |  Foto: Fábio Nunes / AT

Na Biblioteca de Apoio Maria Stella de Novaes, do Arquivo Público, o foco são os materiais e produções capixabas. No local, o acervo não é emprestado. Caso queiram, pesquisadores ou outras pessoas interessadas podem realizar suas buscas lá, onde há leitor para microfilmes. Fernando Soares, 27 anos, é historiador e está fazendo doutorado. Ele utiliza o espaço para realizar parte de suas pesquisas.

“Estou pesquisando em microfilmes de jornais da década de 70. Estou procurando notícias sobre o desaparecimento da menina Araceli, em 1973. Isso faz parte da minha pesquisa, que visa estudar a memória do caso Araceli”, explicou.

Acessibilidade

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 30 mil livros nas bibliotecas
Bianca Sizini é bibliotecaria na Biblioteca Guilherme Santos Neves |  Foto: Fábio Nunes / AT

Na Biblioteca Guilherme Santos Neves, do Sesc Glória, que fica na avenida Jerônimo Monteiro, 428, no Centro, o equipamento de acessibilidade ganha destaque em meio aos exemplares, que podem ser ouvidos por deficientes visuais.

A bibliotecária Bianca Sizini explica: “O scanner torna todo o nosso acervo acessível. Você coloca o livro ali aberto, ele digitaliza e faz a leitura em voz alta instantaneamente”, relata.

Além disso, o acervo local vai de encontro com todo o ambiente cultural oferecido pelo Sesc Glória.


O que você gostaria de mudar no Centro?

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 30 mil livros nas bibliotecas
|  Foto: Fábio Nunes / AT
Imagem ilustrativa da imagem Mais de 30 mil livros nas bibliotecas
|  Foto: Fábio Nunes / AT

Saiba mais

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

Onde: Rua São Gonçalo, 23, Centro.

O quê: Empréstimo de livros gratuito e eventos abertos.

Biblioteca de Apoio Maria Stella de Novaes, no Arquivo Público

Onde: Rua Sete de Setembro, 414, Centro.

O quê: Acervo sobre o Estado e com produções capixabas, pesquisas no local.

Biblioteca Guilherme Santos Neves, no Sesc Glória

Onde: Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro.

O quê: Empréstimo de livros gratuito e eventos abertos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: