Cenários para fotos em trilhas na Gruta da Onça
Capela ecumênica, chafariz e estátua de onça são algumas das atrações que encantam os visitantes do parque, no centro de Vitória
Escute essa reportagem
Paisagens incríveis e cenários de tirar o fôlego são um breve resumo do que pode ser encontrado no Parque Natural Municipal Gruta da Onça, um lugar que pode passar despercebido, mas que preserva beleza, vida e história a poucos passos da avenida Jerônimo Monteiro, no Centro.
A modelo Luana dos Santos Barrere, de 36 anos, retornou ao local depois de muito tempo. “Vim aqui quando menina, ainda em época de escola, e retornar me deu uma nostalgia ímpar”.
O local é aberto à visitação e se tornou atração turística por apresentar um pedaço da floresta de Mata Atlântica preservada dentro da cidade. A reserva conta com trilhas que levam às estações.
Nelas, pouco a pouco a história do local vai sendo contada. Pelo caminho, uma mata rica e abundante, com animais nativos da mata. São 67 mil metros quadrados de área preservada.
O passeio começa pelo Chafariz da Capixaba, que pode ser visto da rua Barão de Monjardim. Adiante está a estátua da onça sobre uma pedra, sinalizando a gruta, que fica abaixo.
No local podem ser encontradas ainda a Capela Ecumênica, o Poço Azul, o Poço dos Escravos, o antigo Caminho das Pedras, o Morro do Vigia e a Pedra do Urubu.
O administrador do parque, Roberto Ferro, de 77 anos, conta que apesar do horário de funcionamento da sede administrativa, o local em si fica aberto o tempo todo, visto que os caminhos também servem para pessoas que moram próximas ou além, depois do ponto em que o parque tem fim.
“Um fato curioso é que o parque foi um dos três lugares de abastecimento de água de Vitória, na década de 80”.
Rubens Barbosa, de 55 anos, é vigilante florestal do parque há sete anos. Ele conta que o local encanta os turistas. “Já vieram turistas de países como Rússia, França e Bolívia. Os franceses ficaram deslumbrados com a fauna e a flora do local”.
O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, ressalta a importância do parque. “A gente abriga, além da fauna e da flora, com espécies da nossa Mata Atlântica, elementos importantes da nossa história, além do acesso e mobilidade da população que mora ali dentro”.
Entrada no parque é gratuita
Parque Gruta da Onça
O parque foi criado em 1988 e reinaugurado em 1996.
São 67 mil metros quadrados de área preservada.
A entrada do parque fica na rua Barão de Monjardim, no centro de Vitória.
A entrada é gratuita e a visitação pode acontecer sem agendamento, a qualquer momento.
As escadarias do lugar servem também de caminho para a comunidade local.
Atrativos
As estações do Parque Natural Municipal viraram febre entre os visitantes.
São elas: Chafariz da Capixaba, Gruta da Onça, Monumento da Onça Pintada, Nascente da Capixaba, Capela Ecumênica, Poço azul, Antigo caminho das Pedras, Poço dos Escravos, Jaqueira do Barão, Sítio Histórico Arqueológico, Morro do Vigia e Pedra do Urubu.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários