X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Encontro de gerações no Parque Moscoso

Avós, filhos e netos se divertem juntos no espaço criado em 1912, no centro de Vitória, durante o governo de Jerônimo Monteiro


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Encontro de gerações no Parque Moscoso
Juliana Rodrigues com sua filha Elisa no colo, ao lado de sua mãe, Penha Luiz Rodrigues: passeio que é tradição |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

Inaugurado em 1912 e localizado no centro de Vitória, o Parque Moscoso é o mais antigo parque de Vitória. Com tantos anos de existência, o local se consagrou como um verdadeiro espaço para o encontro de gerações.

Um exemplo é o da costureira aposentada Penha Luiz Rodrigues, de 62 anos. Ela contou que costumava frequentar o parque quando estava grávida de sua filha Juliana Rodrigues, advogada, 37 anos. Hoje, ela traz a neta Elisa, 4.

As duas moram em municípios diferentes: a avó em Cariacica e a filha na Serra, mas sempre tiram um tempo para essa diversão a três, que virou tradição.

“Aqui era o lugar que meus filhos se divertiam todos os sábados. Quando eu estava grávida, gostava de ficar sentada nos bancos, contemplando a paisagem. Gostava da capela. Hoje, sigo encantada”, disse Penha.

Juliana deseja que a filha Elisa tenha as mesmas memórias. “Me lembro dos animais, do jacaré, da casinha dos anões. Eu e meu irmão temos muitas experiências e memórias da nossa infância, e quando eu tive minha filha, quis que ela vivesse isso. Ela gosta muito daqui”.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, também recordou bons momentos. “Eu mesmo guardo ótimas recordações de minha infância lá, curtindo as atrações que o local oferece. São memórias que ficam para sempre, pois essa é uma área para todas as gerações. Cuidar do Parque Moscoso é valorizar, reconhecer e festejar a cultura do nosso município”.

O doutor em História Jadir Rostoldo comentou um pouco sobre o passado do local. “O parque veio no governo de Jerônimo Monteiro, entre 1908 e 1912, com o projeto que o político trouxe para modernizar Vitória. Após a República no Brasil, a cidade não podia seguir tendo o aspecto colonial, e ele era um marco fundamental para isso”, explicou.

Segundo Jadir, ao longo dos anos o parque sofreu transformações e seguiu com a realidade da época. “Na década de 30, seu entorno se transformou na área nobre da cidade e ele também passou por mudanças, ganhando jardins e uma quadra”.

O historiador finalizou dizendo que o parque é um marco da cidade que sobreviveu ao longo do tempo. Agora, é um instrumento para que o Centro seja revitalizado. “Como exemplo, são as festas de Natal. Lá fica iluminado, chamando a atenção do público”.

De pai para filha

Imagem ilustrativa da imagem Encontro de gerações no Parque Moscoso
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Final de semana divertido! Augusto Berton, 41 anos, servidor público, contou que costumava visitar o Parque Moscoso junto com a mãe e os irmãos.

Hoje, ele traz, a cada 15 dias, sua filha Maria Augusta, de 5 anos. “Quando eu era pequeno, gostava dos carrinhos que rodeavam o parque, eu me divertia muito. Hoje, a Maria gosta bastante de ver os peixes e tartarugas”, observou.

“Nosso quintal”

Imagem ilustrativa da imagem Encontro de gerações no Parque Moscoso
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

A empresária Brunela de Assis Bezerra, de 35 anos, contou que mora no Centro desde que nasceu e sempre visita o Parque Moscoso. Antigamente, sua mãe costumava levá-la, e hoje ela faz o mesmo com suas filhas Anne, 5 anos, e Yara Maria, de 11 meses.

“Tenho muitas memórias. Quando eu era criança, aos domingos eles faziam uma pesca quando estava lotado de peixes. Eu adorava. E hoje minhas filhas também gostam daqui. A Anne ama ver a garça. Eu falo que o parque é o nosso quintal”, comentou a mãe.

A tradição continua

Imagem ilustrativa da imagem Encontro de gerações no Parque Moscoso
|  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

Maria José Pereira, 59 anos, porteira, tinha o costume de levar ao Parque Moscoso a sua filha Jéssica Pereira, vendedora de 28 anos, quando era criança.

Hoje, a tradição não para, mas é somada a outras pessoas: seu sobrinho Heitor, 7 anos, e Elisa, 3, neta por parte de outro filho. E o afeto pelo local é grande! Jéssica tem boas lembranças. “Eu lembro que brincava nos cavalinhos logo que eles inauguraram. Eu adorava, assim como amava ver o chafariz. Hoje, o Heitor e a Elisa também gostam disso”, comentou a jovem.

Fique por dentro

O parque é o mais antigo parque de Vitória, inaugurado em 1912.

Antes da inauguração, ocorreram diversos aterramentos na área, e na época, o projetista Paulo Motta foi contratado. Ele criou lagos, alamedas e fez jardins.

Em 1952, houve uma intervenção no Parque Moscoso e, por meio dela, foi construído o Jardim de Infância Ernestina Pessoa e a Concha Acústica, ambos dentro dos parâmetros da arquitetura moderna dos anos 50.

Hoje, o parque possui um sinuoso lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos. São aproximadamente 24 mil metros quadrados de área.

A Concha Acústica foi tombada como Patrimônio Cultural pelo Conselho Estadual de Cultura.

Em 2023, o local contou com obras de restauro e outras pequenas obras que possibilitaram a implantação do Parque Kids, com brinquedos acessíveis para as crianças, e instalação do Centro de Educação Ambiental.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: